No dia 6 de junho, o Colégio Dom Amando, unidade mantida pela Congregação de Santa Cruz, realizou a II Mostra de Dança, intitulada “Sou Amazônia”. O evento reuniu alunos, professores e a comunidade local para celebrar a riqueza cultural e a diversidade natural da região, por meio da dança e da encenação.
A abertura do evento foi marcada por uma romaria tocante, na qual os alunos entraram carregando objetos simbólicos como flores, terços e véus, relembrando a tradição das romarias locais. Ao som da música “Matriarca”, do Boi Caprichoso, a procissão terminou com um romeiro se dirigindo ao palco, dando início à celebração.
Em seguida, o professor do colégio, Renato Cabral, representando um ribeirinho, adentrou o palco e compartilhou histórias e lendas sobre os rios da Amazônia. A fauna amazônica também foi representada durante a contação de histórias, com alunas retratando onças que observavam o ribeirinho, enquanto ele explorava a floresta.
A mostra também apresentou diversos aspectos, costumes e tradições, como a dança do carimbó, o consumo de açaí, o uso de redes para descanso, ambientação com músicas e falas tradicionais e regionais, e alunas caracterizadas como indígenas e caboclos, além de um momento de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e da contação de lendas, agora ditas e encenadas pelos alunos.
A Mostra de Dança “Sou Amazônia” no Colégio Dom Amando foi um momento de celebração da herança cultural e natural amazônica e uma experiência rica para todos os participantes.