Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

o trabalho da

pastoral vocacional

“vem e segue-me: eis o senhor a nos chamar” (Constituição 1,1)

A resposta ao amor divino se traduz em um compromisso significativo de servir e contribuir para o bem comum. A pastoral vocacional tem como objetivo acompanhar e orientar os jovens que buscam esse amadurecimento vocacional e espiritual. Assim, a “arte de acompanhar” faz-se caminho e proximidade do Reino de justiça e amor.

O chamado de Deus, que nos convoca para uma grande missão, enche-nos de alegria e esperança em um mundo dilacerado pelo ódio e pelo egoísmo, pois nos dá a oportunidade de responder a esse apelo que o Senhor nos faz para a construção e a edificação espiritual da humanidade.

Portanto, queridos jovens, não tenham medo de responder aos apelos do Senhor que nos chama para esta missão. Abri, pois, a porta de vossos corações para que o Bom Pastor possa entrar. “’Vem e segue-me’: eis o Senhor a nos chamar” (Constituição, 1,1).

as etapas do

PROCESSO VOCACIONAL

“Ouvimos um apelo para entregar nossas vidas de modo mais explícito. Era um convite para colocar-nos ao serviço de todos, crentes ou não”. (Constituição 1,3)

SAV (serviço de animação vocacional)

Durante o acompanhamento vocacional, é possível aprofundar o chamado que Deus faz a cada um de nós. Para isso, tornam-se necessários abertura, empenho e transparência consigo mesmo, diante do processo de descoberta e aprofundamento de seu chamado vocacional.

Postulantado

Durante o período de dois a quatro anos de formação interna, os postulantes amadurecerão sua fé, generosidade e vivência comunitária, discernindo mais sobre sua vocação e se estão dispostos e capacitados a somarem-se a nós em nossa Congregação.

noviciado

O noviciado consiste numa caminhada de aprendizagem na vida consagrada. Os noviços são introduzidos aos elementos essenciais da vida consagrada e à herança espiritual da Congregação. São encorajados a aprofundarem sua relação com Deus, consigo mesmos e com os outros, como irmãos em comunidade.

juniorato

O juniorato prepara os junioristas para a Vida Apostólica, oferecendo uma preparação para o ministério, como irmão e como padre de Santa Cruz. Os religiosos fazem sua formação acadêmica conforme estabelecido pela Igreja: Filosofia e Teologia. A formação ainda podederá ser complementada, de acordo com as necessidades da Congregação e das aptidões de cada um.

profissão perpétua e formação permanente

A "formação inicial" termina com a profissão perpétua, que é seguida pela Formação de Transição, em que os religiosos trilham um caminho de cinco anos do ministério escolhido: ordenado (padre) ou não ordenado (irmão).

A formação permanente dura toda a vida. Ela só terminará quando estivermos face a face com Cristo: então refletiremos a verdadeira imagem de Deus que nós somos.

NOSSA

espiritualidade

A Congregação de Santa Cruz tem como modelo a Sagrada Família, sendo os padres confiados ao Sagrado Coração de Jesus e os irmãos tendo como patrono São José. Nossa Senhora das Dores é patrona de toda a Congregação.

Como Padres da Santa Cruz, fundamentamos o nosso modelo de caridade sacerdotal no Sagrado Coração de Jesus – aquele coração trespassado pela lança do soldado na prova final de que Jesus ofereceu tudo, cada pedacinho da Sua vida, por nós. Imitando-O, procuramos também oferecer tudo, ministrando os Sacramentos e pregando a Boa Nova.

Maria, Nossa Senhora das Dores, é, ao mesmo tempo, a padroeira das Irmãs da Santa Cruz e também de toda a família Santa Cruz. Ao escolher Maria sob este título, o Beato Basílio Moreau quis nos dar uma padroeira que, melhor do que ninguém, poderia instruir-nos e acompanhar-nos na nossa espiritualidade e missão de proclamar a Cruz de Cristo como a nossa única esperança.

São José encarna as virtudes pelas quais todos os cristãos lutamos: integridade, fortaleza, fidelidade e santidade. Procuramos viver as nossas vocações como Irmãos da Santa Cruz com a mesma lealdade, fidelidade e generosidade que José demonstrou nas suas vocações, como marido de Maria e pai adotivo de Jesus.

O Beato Basílio Moreau, fundador da Congregação da Santa Cruz, nasceu na França em 1799. Pregador e professor, Pe. Moreau formou a primeira associação da Santa Cruz em 1837, para atender as necessidades educacionais da França pós-revolução. Pouco depois, enviou membros da sua jovem congregação para África, Ásia e América do Norte, para servirem a Igreja como educadores na fé.

Ordenado durante a Revolução Francesa em 1795, Pe. Jacques-François Dujarié trabalhou corajosamente como “padre clandestino”, muitas vezes celebrando missas em segredo. Quando a Revolução terminou, ele ajudou a reconstruir a Igreja na França, inclusive reunindo um grupo de irmãos professores. Esses Irmãos de São José tornaram-se Irmãos de Santa Cruz quando se juntaram aos Padres Auxiliares de Moreau em 1837.

Alfred Bessette ingressou na Congregação da Santa Cruz em 1870 e assumiu o nome de Irmão André. Como porteiro de uma das escolas da congregação, fomentou a devoção a São José entre os enfermos e logo ficou conhecido como o “Homem Milagroso” de Montreal, pelas curas milagrosas atribuídas à sua intercessão. Em 1904, fundou o mundialmente famoso Oratório de São José.

formulário

Vocacional

Descubra sua vocação! Preencha o formulário e dê o primeiro passo rumo ao seu propósito. Junte-se a nós enquanto exploramos juntos o caminho para o seu chamado.