atuação Social
nossa
atuação
A Congregação de Santa Cruz, no exercício de seu Carisma e Missão, desenvolve, em suas unidades educacionais e sociais, uma série de estratégias que visam à diminuição das desigualdades e à inclusão de famílias em programas sociais.
Dessa forma, as famílias atendidas podem ter acesso à educação de qualidade voltada à formação humana-cristã e à assistência social básica. Por meio dos programas de atendimentos na proteção social básica, são oferecidos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, atendimento a pessoas com deficiência, inclusão social de adolescentes, jovens e adultos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Além de formação social e cultural, é fornecida também capacitação profissional. Anualmente, são atendidas, aproximadamente, 5 mil pessoas.
Com efeito, todas essas estratégias são executadas por equipes multiprofissionais, incluindo o Assistente Social, que visa a cumprir a Missão da Congregação, bem como a atuar nas políticas sociais, para minimizar os efeitos do agravamento da questão social em nosso país, sobretudo com a efetivação, acompanhamento e monitoramento de programas e projetos voltados às famílias de baixa renda.
nossas
Unidades

O Centro Comunitário Irmão André é uma obra social, sem fins lucrativos e de caráter beneficente, mantida pela Congregação de Santa Cruz. Mantém uma variedade de Oficinas, com atividades lúdicas, que trabalham os valores e carisma da Congregação e desenvolvem habilidades para facilitar a aprendizagem em outros contextos. Faz parte da proteção social básica, atendendo, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, crianças e adolescentes na faixa etária de 6 anos até 14 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social.

O Programa Jaguaré Caminhos tem como missão atuar na assistência social e proporcionar educação nas dimensões do saber formal, da ética e da moral, para crianças, adolescentes, jovens e famílias da comunidade Vila Nova Jaguaré que estão em situação de vulnerabilidade social e risco. Atualmente, o Programa possui seis unidades: CCA Santa Cruz, CCA Bom Jesus, CCP, SAV, CEI Santa Luzia e CEI Vila Nova Jaguaré, sendo as quatro primeiras na área de assistência social e as duas últimas na área de educação.

O Projeto Educacional Santa Cruz iniciou suas atividades para favorecer o letramento e a aquisição de linguagens entre adultos que não tiveram oportunidade de receber educação formal. A partir dessa experiência, foram realizadas outras atividades voltadas ao incentivo à cidadania e à participação social na comunidade, acolhendo também crianças com dificuldades de aprendizagem, conforme encaminhamento da escola pública situada no entorno, para desenvolvimento de atividades de reforço escolar.

O Centro Socioeducativo Santa Cruz faz parte da Proteção Social Básica atendendo, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, crianças e adolescentes de 6 e 14 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade e /ou risco pessoal e social. Oferece diversas atividades que trabalham os valores e carisma da Congregação e desenvolvem habilidades facilitadoras da aprendizagem em outros contextos. Possui forte atuação intersetorial junto aos Conselhos Municipais.
últimas
notícias

Meninas em Campo participa do 3º Festival Sub-12 e reafirma compromisso com a formação na base
Projeto mantido pela Congregação de Santa Cruz destaca o esporte como instrumento de educação, dignidade e protagonismo feminino.

Centro Cultural e Profissionalizante (CCP) conclui curso de empreendedorismo com foco na autonomia e formação integral
Formatura de 22 mulheres no Centro Cultural e Profissionalizante Pe. Roberto Grandmaison destaca a força do desenvolvimento comunitário e o incentivo à autonomia.

Meninas em Campo na FPF: apoio ao desenvolvimento do futebol feminino
Encontro institucional reforça a missão de educar para a equidade e promover o protagonismo feminino no esporte