No Dia Mundial da Educação, a Congregação de Santa Cruz celebra um dos pilares estruturais de sua missão
Hoje, dia 28 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Educação. Responsável por construir valor sociais, éticos e morais, essenciais ao desenvolvimento e formação integral de cada ser humano, a educação é a batuta que rege o mundo em que vivemos. Transmitir educação vai além das salas de aula e das atividades acadêmicas; educar significa moldar um individuo para que ele possa, seguindo seus princípios e habilidades, contribuir para a sociedade na qual está inserido.
O Dia Mundial da Educação foi instituído em 2000, no Fórum Mundial da Educação. O evento tinha como principal objetivo firmar com os 164 líderes mundiais presentes o compromisso de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo até 2030. Os participantes assinaram o documento “Marco de ação de Dakar, educação para todos: cumprindo nossos objetivos coletivos”.
A declaração apresenta ainda seis metas firmadas que deveriam ser seguidas pelos países concordantes. Estes objetivos buscavam facilitar e assegurar o acesso à educação de qualidade e eliminar desigualdades sociais e de gênero. Hoje, consideramos o dia 28 de abril como Dia Mundial da Educação em comemoração à realização deste evento, embora a data não seja oficialmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Para a Congregação de Santa Cruz, a data assume nova importância, pois celebra e incentiva um de principais pilares da edificação de sua Missão, proposta pelo Pe. Basílio Moreau, seu fundador, em 1857. Moreau fundou a Congregação com a missão de formar e fazer verdadeira a presença de Cristo no mundo por meio de obras apostólicas de educação e pregação. Ele, que hoje ocupa a posição de beato da igreja católica, acreditava que a educação estimula também a consciência cristã e a busca por novos conhecimentos, que auxiliam na construção de um mundo mais unido e de fé.
A Congregação de Santa Cruz é orgulhosa mantenedora de três estimados colégios cristãos no Brasil: Colégio Dom Amando, em Santarém (PA); Colégio Notre Dame, em Campinas (SP); e Colégio Santa Cruz, em São Paulo (SP). Estas instituições de ensino trabalham na formação integral de seus estudantes, para que possam se desenvolver acadêmica e pessoalmente, através da promoção de inovação e caridade nas comunidades nas quais estão inseridas.
Dentro das salas de aula, os Colégios buscam elevar o nível educacional, oferecendo ensino de alta qualidade e incentivando o pensamento crítico de seus alunos em relação às mais diversas questões do mundo. Fora delas, as escolas incentivam ações sociais que visam famílias em situação de vulnerabilidade social em suas comunidades, como a oferta de bolsas de estudo e projetos de auxílio à essas pessoas.
Além dos Colégios, a Congregação de Santa Cruz mantém unidades sociais que promovem a educação em sentido mais amplo, transformando os cidadãos em sua totalidade para a geração do bem-comum.