Em seu segundo dia, educadores do Brasil e do Chile refletem sobre os cenários educacionais dos países em que atuam
Na data de 5 de outubro, educadores do Brasil e do Chile mais uma vez reuniram-se para partilhar práticas educativas e refletir sobre o cenário educacional destes nossos tempos.
A programação do dia 5 de outubro trouxe a exposição das professoras Vanessa, Antônia e Carolina, que atuam no Saint George’s College, em Santiago- Chile. As reflexões foram iluminadas pelo relato das professoras sobre o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar- Direitos em tinta- que reuniu conhecimentos construídos a partir das áreas de história, artes e ciências sociais. O projeto traz à luz elementos da história e da cultura chilena, a partir do que, no Brasil, conhecemos como literatura de cordel. Trabalhando com a metodologia baseada em projetos, o trabalho alcançou resultados valorosos, reconhecidos pela comunidade escolar e para além dela.
Sustentado em princípios educacionais aderentes ao referencial próprio à educação de Santa Cruz, o projeto ganha destaque e relevância ao favorecer o desenvolvimento de uma formação para atuação cidadã, em estreita consonância com as demandas do nosso tempo.
O encontro do dia 5 foi aberto com um significativo momento de valorização de nossa espiritualidade, conduzido por Pe. Antônio Wanderley, CSC. Em espírito de família, mais uma vez, o encontro contou com a participação de educadores dos colégios do Brasil e do Chile, reunidos em torno do propósito de educar “mentes e corações”, conforme o legado de Basílio Moreau, fundador da Congregação de Santa Cruz.