Programa Jaguaré Caminhos: 35 anos de história

Em 1987, 26 mães da comunidade Vila Nova Jaguaré manifestaram sua preocupação sobre o cuidado com seus filhos, uma vez que, na ausência de serviços extensivos de creche, não tinham com quem deixá-los durante o período de trabalho.

Programa social da Congregação de Santa Cruz comemorou 35 anos no último dia 27 

Foto: Divulgação Programa Jaguaré Caminhos

Em 1987, 26 mães da comunidade Vila Nova Jaguaré manifestaram sua preocupação sobre o cuidado com seus filhos, uma vez que, na ausência de serviços extensivos de creche, não tinham com quem deixá-los durante o período de trabalho.  

Em outras palavras, a comunidade não contava com o atendimento para a educação infantil pública e, já naquela época, os valores para a educação particular em São Paulo ultrapassavam os orçamentos familiares. A solicitação daquelas mães encontrava-se perfeitamente com a missão deixada à Congregação de Santa Cruz por seu fundador, Pe. Basílio Moreau, de oferecer educação integral e de qualidade a todos, sempre com base na escuta e na necessidade real do local. 

A consulta ao Pe. Roberto Grandmaison, religioso da Congregação de Santa Cruz, que estava fora do país em ano sabático, resultou em resposta enfática: só daria autorização para a ampliação do projeto caso as lideranças comunitárias fossem respeitadas. Residente da Vila Jaguaré, Pe. Roberto era muito ativo e querido por lá. Justamente por isso, prezava pela preservação integral da identidade comunitária.  

Atendendo à solicitação das mães e ao direcionamento do Pe. Roberto, nasceu, então, a iniciativa que, anos mais tarde, viria a se chamar Programa Jaguaré Caminhos. O Programa tem como missão proporcionar educação em todas as dimensões, do saber formal, da ética, da moral e da religiosidade, para crianças, adolescentes, jovens e famílias do Jaguaré em situação de vulnerabilidade social. Assim, o Programa os auxilia a caminhar em direção ao desenvolvimento individual e social, com condições para o exercício pleno da cidadania.  

Hoje, o Programa Jaguaré Caminhos conta com uma estrutura completa e grande credibilidade por toda a sua trajetória e transformações propiciadas a vida de tantas pessoas. Atualmente, possui sete unidades distribuídas, sendo seis delas na Comunidade Vila Nova Jaguaré, em São Paulo (CCA Santa Cruz, CCA Bom Jesus, CEI Santa Luzia, CEI Vila Nova, CCP e CIE), e uma em Pinheiros (SAV), atendendo no total cerca de 1.500 pessoas por mês 

A Congregação de Santa Cruz deseja a toda a equipe de colaboradores e voluntários do Programa Jaguaré Caminhos um novo capítulo de muita prosperidade e serenidade, para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, com a participação de grupos e lideranças locais, sob inspiração da Congregação. Que Deus os abençoe e que Pe. Basílio Moreau ilumine a caminhada do Programa, em conjunto com a comunidade Vila Nova Jaguaré! 

Compartilhe o texto

Posts Relacionados