A Educação informa e transforma vidas 

Dona Josefa Maria da Silva (71 anos) foi atendida pelo Projeto Educacional Santa Cruz (PESC), mantido pela Congregação de Santa Cruz em Paudalho, PE, desde a fundação do projeto até a chegada da pandemia, em março de 2022.  

Livre de dúvidas trazidas por fake news finalmente aceita iniciar seu calendário vacinal 

Da esquerda para direita, Ir. Ginaldo, D. Josefa Maria da Silva e Lilian Alves Bughi, coordenadora social da Congregação de Santa Cruz. (Arquivo Pessoal)

Dona Josefa Maria da Silva (71 anos) foi atendida pelo Projeto Educacional Santa Cruz (PESC), mantido pela Congregação de Santa Cruz em Paudalho, PE, desde a fundação do projeto até a chegada da pandemia, em março de 2022.   

Seguindo o protocolo sanitário então estabelecido, as atividades presencias do PESC foram suspensas e Dona Josefa, assim como todos os atendidos, permaneceram, por longo tempo, em isolamento social. Tempos depois, com a reabertura gradual dos serviços, os atendidos puderam retomar o vínculo presencial com o projeto. Mas, naquele momento D. Josefa não podia retornar.   

A desinformação trazida por fake news gerou, na idosa, insegurança e dúvidas sobre a eficácia da vacina contra COVID 19. A falsa divulgação de efeitos colaterais da vacina também contribuiu para que Dona Josefa se recusasse a tomar as doses. Por ser muito querida na comunidade, recebeu orientação e incentivo de muita gente, mas, apenas recentemente, recebeu a primeira dose do imunizante. Essa mudança de postura deve-se ao paciente e dedicado trabalho educativo realizado pela coordenadora social da Congregação de Santa Cruz, Lilian Alves Bughi.  

Lilian apelou aos sentimentos humanitários e cristãos de Dona Josefa, acrescentando, aos esclarecimentos sobre os benefícios da vacinação no controle da pandemia, os argumentos sustentados no amor ao próximo e na generosidade divina, que ilumina e orienta os profissionais da saúde para possam encontrar meios efetivos, como a vacina, de superar desafios, prevenir doenças e promover a saúde.   

Alimentada por sua fé e pelas informações fidedignas trazidas pela coordenadora, a idosa já recebeu a primeira dose e, inclusive, passou a multiplicar, na comunidade, a alegria que já experimenta diante da expectativa de voltar ao PESC, tão logo complete o calendário vacinal.   

A Congregação de Santa Cruz cumprimenta Dona Josefa por sua nova postura e agradece a Lilian pelo compromisso de amor e dedicação ao próximo, exatamente como expresso na essência da Missão da instituição.   

Compartilhe o texto

Posts Relacionados