Novena ao Beato Basílio Moreau

[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Basílio Antônio Maria Moreau nasceu em 11 de fevereiro de 1799, em Laigné-em-Belin, na Diocese de Le Mans, na França. Ordenado sacerdote aos 22 anos, Moreau foi professor de teologia e filosofia no Seminário Maior e também Assistente do Superior. O religioso tornou-se conhecido como um homem de Deus, que buscava crescer à imagem de Cristo por meio da oração, do ascetismo pessoal e do serviço aos demais.
Tendo vivido os efeitos devastadores da Revolução Francesa, o padre Moreau era profundamente empenhado em revitalizar a Igreja da França por meio da pregação e da educação cristã. Com esse propósito, fundou um grupo de Padres Auxiliares. No ano de 1835, o bispo pediu ao padre Moreau para supervisionar os Irmãos de São José, uma associação cristã criada em 1820 pelo padre Jacques François Dujarié. Estes dois grupos estabeleceram uma união em 1837, adotando o nome de Congregação de Santa Cruz. Tendo a Sagrada Família de Nazaré como Modelo, o padre Moreau completou a Família de Santa Cruz ao fundar um grupo de irmãs com o nome de Marianitas de Santa Cruz.
Apesar de sua renúncia ao cargo de Superior Geral, em 1866, em meio a incompreensões e sofrimentos, o padre Moreau continuou com um ativo ministério de pregação e retiros até a data de sua morte, em 20 de janeiro de 1873.
Atualmente, as irmãs, padres e irmãos de Santa Cruz exercem seu apostolado na Europa, nas Américas do Norte e do Sul, na África e na Ásia. Envolvidos em diferentes ministérios, eles procuram continuar o compromisso da visão do Beato Moreau de serem portadores de esperança às pessoas.
Padre Basílio Moreau foi beatificado pelo papa Bento XVI, em 15 de setembro de 2007, na Festa de Nossa Senhora das Dores, a Padroeira da Congregação de Santa Cruz. A Congregação continua a apoiar a causa por sua canonização.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tta_tabs][vc_tta_section title=”1º Dia” tab_id=”1612207418502-52e298a2-ffef”][vc_column_text]

Primeiro dia – Divina Providência

“Em meio aos mais dolorosos desafios, eu jamais perdi a esperança na Providência ou em vossa fidelidade à sublime vocação com que Deus tem lhes abençoado” (Pe. Moreau, Carta Circular n° 14, de 1841).

Deus de sublime amor, vosso servo e religioso, o Beato Basílio Moreau, depositou sua confiança em vossa Divina Providência. Ao rezar por intercessão de padre Moreau pelo dom da saúde, fortalecei minha confiança em que vós estais comigo e com aqueles que amo. Ajudai-me a confiar em vossa bondade e atenção por mim. Concedei-me vosso Espírito Santo, para que eu creia que, seja por meio de minha enfermidade ou seja por meio de meu restabelecimento, o vosso plano de salvação em minha vida está sendo cumprido. Faço esta oração por vosso amado Filho, Jesus Cristo, e por seu servo, o Beato Basílio Moreau. Amém.

Oração final (a ser recitada após a oração de cada dia)[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”2º Dia” tab_id=”1612207418503-e7c09b79-d4f6″][vc_column_text]

Segundo dia – Confiança na Cruz, nossa única esperança

“Através do seguimento de Jesus, temos certeza de caminhar para os céus. Para segui-Lo, todavia, é necessário que abandonemos a nós mesmos e carreguemos nossa cruz. Se carregarmos nossa cruz, como o fez Jesus, então teremos a vida. A vida está na cruz e em nenhum outro lugar. Porém, precisamos não apenas erguer a cruz, nós devemos carregá-la com coragem.” Beato Moreau, em conferência às religiosas em Saint Laurent, no Canadá, em 12 de agosto de 1857.

Senhor Deus, Vosso servo e religioso, o Beato Basílio Moreau, depositou a confiança na Cruz de vosso Filho Jesus Cristo. Ao rezar por intercessão de padre Moreau pelo dom da cura, fortalecei minha confiança no poder salvador da cruz. Ajudai-me a acreditar que a cruz revela a imensidão de vosso amor e carinho por mim. Ungi-me com o Espírito Santo de modo que eu creia na cruz como minha única esperança para a salvação e para a cura de meu corpo, mente e espírito. Faço esta oração por vosso amado Filho Jesus Cristo, e por seu servo, o Beato Basílio Moreau. Amém.

Oração final (a ser recitada após a oração de cada dia)[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”3º Dia” tab_id=”1612207437812-bf1326fb-b909″][vc_column_text]

Terceiro dia – Zelo no apostolado

“Nosso zelo é sempre guiado pela caridade, tudo é feito com força e gentileza: com força por sermos corajosos e inabaláveis em meio a dores, dificuldades e provações… e com gentileza por termos a suavidade de nosso Modelo Divino” (Moreau. Pedagogia Cristã, I:I, art. 4, 1856).

Senhor Deus, o vosso servo e religioso, o Beato Basílio Moreau proclamou o Evangelho com zelo enquanto cooperava com a ação do Espírito Santo em sua vida. Ao rezar por intercessão de padre Moreau pelo dom da cura, concedei a graça do zelo a todos os que trabalham para mitigar as doenças e enfermidades. Ungi-me com o Espírito Santo de modo que eu desenvolva o zelo na colaboração com os médicos do corpo, mente e espírito que cuidam de mim. Restabelecei minha saúde e ajudai-me a viver com zelo ainda maior o dom do discipulado. Faço esta oração por vosso amado Filho, Jesus Cristo, e por seu servo, o Beato Basílio Moreau. Amém.

Oração final[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”4º Dia” tab_id=”1612207439307-583884af-a4d1″][vc_column_text]

Quarto dia – Conformidade a Cristo

“Em quaisquer disposições interiores em que possas estar e em quaisquer situações em que te encontres na vida, tu podes encontrar a ti mesmo. Olha para teu Modelo e esforça-te a imitá-Lo. Tenha certeza de que, ao fazeres isso, serás perfeito e terás a garantia plena de salvação, pois, como dito pelo Apóstolo, nosso movimento em direção à Glória depende da nossa semelhança com Jesus Cristo” (Moreau, Sermão, “O Sagrado Coração”, 1833).

Senhor Deus, o vosso servo e religioso, o Beato Basílio Moreau, inspirou-se em Jesus, vosso amado Filho como um modelo a ser imitado em todas as áreas de sua vida. Ao rezar por intercessão de padre Moreau pelo dom da cura, concedei-me poder imitar as virtudes de Jesus, em especial, sua compaixão por todos os que sofrem. Ungi-me com o Espírito Santo de modo que, ao imitar Jesus, eu também possa oferecer os meus sofrimentos a Vós, em união com Ele, para a salvação do mundo. Faço esta oração por vosso amado Filho Jesus Cristo, e por seu servo, o Beato Basílio Moreau. Amém.

Oração final[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”5º Dia” tab_id=”1612207439959-db1f6872-dc59″][vc_column_text]

Quinto dia – A Eucaristia

“Após a Comunhão, devemos fixar nossa atenção em Deus, que habita dentro de nós. Devemos pedir com fervor todas as graças de que necessitamos, pois este é o exato momento em que Jesus une-Se com nosso coração” (Moreau, no Diretório, em 1852)

Senhor Deus, o vosso servo e religioso, o Beato Basílio Moreau experimentou consolação e fortaleza na Eucaristia. Ao rezar por intercessão de padre Moreau pelo dom da cura, concedei-me a graça de vivenciar a consolação do vosso Amor na Santa Eucaristia. Ungi-me com o Espírito Santo de modo que, alimentado e fortalecido através do Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Eucarístico, eu possa viver os efeitos salvadores deste Sacramento e tornar-me também uma fonte de consolação e força para outros que sofrem. Faço esta oração por vosso amado Filho Jesus Cristo e por seu servo, o Beato Basílio Moreau. Amém.

Oração final[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”6º Dia” tab_id=”1612207440052-4ebc4a12-eaee”][vc_column_text]

Sexto Dia – A Sagrada Escritura

“Concedei-nos, ó Deus, a graça de encontrar na Sagrada Escritura a fonte de todos nossos ensinamentos religiosos, sem nunca alterá-la, diluí-la ou distorcer seus santos significados ou suas sagradas expressões” (Moreau, Meditação sobre a Palavra de Deus)

Senhor Deus, o vosso servo e religioso, o Beato Basílio Moreau meditou vossa Palavra na Sagrada Escritura e adotou o Evangelho como sua própria regra de vida. Ao rezar por intercessão de padre Moreau pelo dom da cura, concedei-me a graça de viver a mensagem do Evangelho com fidelidade ainda maior. Ungi-me com o Espírito Santo de modo que, ao imitar Jesus, eu consiga suportar meus sofrimentos atuais e experimentar o poder transformador da ressurreição. Faço esta oração por vosso amado Filho Jesus Cristo e por seu servo, o Beato Basílio Moreau. Amém.

Oração final[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”7º Dia” tab_id=”1612207440219-289ade01-ce97″][vc_column_text]

Sétimo dia – A Família

“Nossa Associação é também uma forma visível de imitação da Sagrada Família, composta por Jesus, Maria e José que, apesar da diferença em suas dignidades, formavam uma unidade de coração, pela harmonia de pensamento e uniformidade de conduta” (Moreau, Carta Circular nº 14, 1841).

Senhor Deus, o vosso servo e religioso, o Beato Basílio Moreau ansiava que sua família religiosa de Santa Cruz e que todas as famílias vivenciassem a unidade de vida partilhada por Jesus, Maria e José. Ao rezar por intercessão de padre Moreau pelo dom da cura, concedei à minha família, que me ampara neste momento de doença, um profundo senso da minha gratidão por cada um deles. Ungi-os, Senhor, com vosso Santo Espírito para que alcancem a força de que necessitam na mente, no corpo e no espírito para crescer na unidade da família e para perceber que Vós estais sempre ao nosso lado. Faço esta oração por vosso amado Filho Jesus Cristo e por seu servo, o Beato Basílio Moreau. Amém.

Oração final[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”8º Dia” tab_id=”1612207440388-d7feaa8b-cca3″][vc_column_text]

Oitavo dia – Nossa Senhora das Dores

“Lembra-te das Dores de Maria: a profecia feita por Simeão a ela sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo; a fuga para o Egito; o desaparecimento do Menino Jesus no Templo; o encontro com o Nosso Salvador carregando sua Cruz; Sua crucificação neste instrumento de desonra; a descida da Cruz; Seu sepultamento e a solidão profunda de Maria” (Moreau, Meditações, “Nossa Senhora das Sete Dores”, 1872)

Senhor Deus, o vosso servo e religioso, o Beato Basílio Moreau confiou cada membro de sua família religiosa aos cuidados e à intercessão de Nossa Senhora das Dores. Ao rezar por intercessão de padre Moreau pelo dom da cura, concedei-me um profundo senso da presença de Maria ao meu lado enquanto carrego a cruz da doença. Ungi-me com o vosso Espírito Santo de tal modo que, da mesma forma como a dor do sofrimento atravessa meu coração e os daqueles que amo, nós consigamos a graça de experimentar a ternura de vossa Mãe compassiva ao firmar-se de pé junto à Cruz de seu Filho Jesus. Faço esta oração por vosso amado Filho Jesus Cristo e por seu servo, o Beato Basílio Moreau. Amém.

Oração final

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”9º Dia” tab_id=”1612207440547-b66bca44-e4be”][vc_column_text]

Nono dia – São José

“Agora, dentre todos estes, não há ninguém comparável, depois de Maria, a São José. Não deveríamos, pois, rogarmos a proteção dele ao presenciarmos os males que afligem o mundo, especialmente nos últimos anos, e ao refletirmos nos males que nos ameaçam o futuro? Dirijamo-nos a São José, com confiança, em todas as nossas necessidades materiais e espirituais” (Moreau, Carta Circular nº138, 1861).

Senhor Deus, o vosso servo e religioso, o Beato Basílio Moreau descobriu em São José um modelo perfeito de obediência à vossa santa Vontade. Ao rezar por intercessão de padre Moreau pelo dom da cura, concedei-me a graça de que necessito para apaziguar minha vida, assim como São José o fez perante os seus momentos difíceis. Ungi-me com o dom do Espírito Santo de forma que minha doença atual não me impeça de ouvir a Vossa voz. Ajudai-me a carregar com paciência o fardo desta doença, até que me restabeleças a saúde nesta vida ou que me concedas a plenitude da Vida em Vosso Reino que virá. Faço esta oração por vosso amado Filho Jesus Cristo e por seu servo, o Beato Basílio Moreau. Amém.

Oração final

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Oração Final” tab_id=”1612207440831-fc389c2a-abf2″][vc_column_text]

Oração Final

(a ser dita após a oração de cada dia)

Senhor Deus, o vosso servo e religioso, o Beato Basílio Moreau nos ensinou que, com o poder da oração, nossa fé é revigorada; nossa esperança, alimentada e nosso amor, reavivado. Por meio da intercessão do Beato Moreau, concedei-me por vossa imensa bondade, esta graça que vos peço… (faça aqui o seu pedido). Derramai os dons da fé, da esperança e do amor dentro de meu coração. Ungi-me com o vosso Espírito Santo, afastando de minha vida toda dúvida, desespero ou ressentimento; e abri meu coração aos vossos dons de cura. Faço esta oração por vosso amado Filho Jesus Cristo e pela intercessão de seu servo, o Beato Basílio Moreau. Amém.
Reze um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai…[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_tabs][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe o texto

Posts Relacionados