Festival Santa Plural celebra a diversidade cultural no Colégio Santa Cruz

Evento inaugural reuniu mais de 1.100 pessoas em um dia de celebração da arte e cultura afro-brasileira e dos povos originários

No dia 17 de agosto, o Colégio Santa Cruz, unidade educacional mantida pela Congregação de Santa Cruz, recebeu a primeira edição do Festival Santa Plural, que atraiu mais de 1.100 participantes para um dia dedicado à celebração da diversidade cultural. O evento promoveu a arte e a cultura dos povos originários e afro-brasileiros, além de abordar questões étnico-raciais.

“Ficamos muito felizes com a realização do Festival Santa Plural, que promoveu o convívio na diversidade e a educação para as relações étnico-raciais,” disse Nicole Carnizelo, membro da diretoria executiva da Associação Santa Plural Fundo de Bolsas. O festival contou com apresentações musicais, palestras, uma feira de empreendedorismo, oficinas infantis e opções gastronômicas, destacando a riqueza cultural presente nas comunidades.

Debora Vaz, diretora pedagógica do colégio, ressaltou a importância do evento: “A primeira edição celebra a diversidade cultural a partir das histórias, músicas e palestras, em um ambiente de conversa.” Ela destacou que a organização foi feita pela associação formada por famílias e ex-alunos, com o apoio do colégio, visando apoiar o ingresso de alunos na Educação Infantil pelo Programa Santa Plural.

A curadoria das apresentações incluiu palestras em formato TED Talks, com personalidades como César Fraga, do documentário Sankofa; Veronica Oliveira, do perfil Faxina Boa; e Bianca Santana, que tratou de literatura e vivências. Outros convidados, como Michel França e Adriana Barbosa, abordaram equidade racial e a representatividade negra na sociedade.

O Espaço Curumim ofereceu contações de história com Oswaldo Faustino e Denise Aires, além de oficinas de corpo em movimento com Emanuela Santana e atividades com a atleta e escritora Maira Ranzeiro. A Alameda Criativa contou com grafites do artista Alex Kaleb, barracas de empreendedorismo negro e indígena e uma variedade de comidas típicas.

O festival foi encerrado com sinceros agradecimentos à mestra de cerimônias Kaka Rodrigues e à Associação Santa Plural Fundo de Bolsas. O êxito do evento reitera a missão da Congregação de Santa Cruz e do Colégio Santa Cruz de promover o respeito e a convivência em meio à diversidade.

Compartilhe o texto

Posts Relacionados