The Holy Cross Institute promove encontro internacional com o tema Being Family
Neste início do mês de março, aconteceu, em Austin (Texas – USA), o encontro anual de educadores de Santa Cruz, que, além de se constituir em uma importante oportunidade de aprofundamento sobre o carisma da Congregação, ensejou valiosas partilhas e desenvolvimento profissional entre os participantes. O tradicional encontro foi promovido pelo The Holy Cross Institute at St. Edward’s University.
O tema Ser Família (Being Family) favoreceu a retomada de ensinamentos de nosso fundador, Pe. Basílio Moreau, trazidos até nós pelo legado consolidado em Pedagogia Cristã. É comum ouvirmos de alunos e educadores que nossas unidades exercem importante papel, concebidas para além de instituições de aprendizagem ou locais de trabalho, para se tornarem, verdadeiramente, extensões de suas vidas pessoais e familiares.
Foram dias intensos, com múltiplos focos de discussão voltados à educação de Santa Cruz, seja ela desenvolvida nas escolas de educação básica ou instituições de ensino superior. Os temas abordados foram muitos e geraram grande interesse entre os participantes. Destaque-se a palestra proferida por Br. Paul Bednarczyk, C.S.C., Superior Geral da Congregação de Santa Cruz, sob o título: “A comunidade escolar de Santa Cruz como meio de evangelização.”
Cerca de 250 educadores participaram do evento, vindos das mais diversas partes dos Estados Unidos e de vários lugares do mundo em que a Congregação de Santa Cruz se faz presente. Entre eles, 12 representantes do Brasil: Irmão Ronaldo Almeida, Irmão Edson Pereira, Pe. Antônio Wanderley Oliveira, Seminarista José Soares (Ir. Junior), Geani Moller Cavallaro, Lorenço Jungklaus, Fernando Frozza, Fábio Aidar, Débora Vaz, Maicon Scopel, Márcia Savioli e Beatriz Gouveia. A ocasião do encontro – Convocação 2023, por meio dos estudos e das reflexões que lá tiveram lugar, permitiu a reafirmação do compromisso de todos com a missão de educar mentes e corações.
A participação dos educadores brasileiros lhes permitiu valorizar e atualizar o legado de Moreau, renovando, entre eles, o sentimento de pertencimento à família Santa Cruz e reafirmando seu compromisso com a excelência educacional, em vista de um mundo em que prevaleçam a ética, a justiça social e a equidade.