O Colégio Santa Cruz, unidade mantida pela Congregação de Santa Cruz, tem realizado uma série de práticas de acolhimento com alunos e colaboradores. A iniciativa vai ao encontro de um dos pilares educacionais de Santa Cruz, o ‘ser família’, que ensina que os educadores de Santa Cruz são interdependentes em compartilhar, uns com os outros, suas capacidades e dons, construindo assim, um ambiente solidário e positivo para os alunos.
Dentre as ações está a integração de novos estudantes com atividades que fortalecem os laços entre os grupos e criam um ambiente de convivência saudável. Por exemplo, no G3 – grupo de Educação Infantil, famílias confeccionaram almofadas para proporcionar conforto aos alunos, demonstrando o cuidado e acolhimento presentes na comunidade escolar.
Já em outro segmento, temos que a inclusão e o apoio são peças fundamentais para enfrentar os desafios da permanência dos estudantes da EJA e dos Cursos Técnicos – pessoas que, por diversos motivos, não tiveram oportunidade de iniciar e/ou concluir estudos no período regular. Para prover esse acolhimento, são propostas atividades que incentivam a integração e a sensação de pertencimento. As semanas iniciais são marcadas por propostas que apresentam o campus como um espaço de coletividade, facilitando a adaptação dos novos alunos.
Por fim, o cuidado com os novos educadores também faz parte do processo, com reuniões explicativas e momentos de integração, para garantir que compreendam os princípios, valores e o funcionamento da instituição. Também, ao longo do ano, são disponibilizados programas de bem-estar com atividades variadas, suporte psicológico, financeiro e jurídico.
A Congregação de Santa Cruz parabeniza o Colégio Santa Cruz pelas iniciativas em prol da coletividade! Como ensina a Educação de Santa Cruz: “quanto mais eficaz for a comunidade, mais eficaz será o indivíduo”.