Colégio Dom Amando realiza ações contra Bullying e Cyberbullying

Estudantes participaram de rodas de conversa sobre os temas, com palestras de especialistas.

Durante a semana de 15 a 19 de abril, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Dom Amando, instituição de ensino mantida pela Congregação de Santa Cruz em Santarém, oeste do Pará, participaram de rodas de conversa com o tema: “Bullying e cyberbullying: conhecer para combater”.

O objetivo da ação foi conscientizar os alunos e criar um ambiente escolar cada vez mais fraterno e seguro para todos. Especialistas apontam que conversar e debater sobre esses assuntos é fundamental para a criação práticas mais saudáveis e o entendimento das consequências de comportamentos inadequados, no caso, o bullying.

Para contribuir com a compreensão dos alunos ao redor do tema, foram realizadas palestras ministradas por representantes da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB Santarém, pela investigadora Fabiana Perez Carvalho, do Núcleo de Apoio à Investigação da Polícia Civil do Estado do Pará, e por representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB Santarém. Durante as palestras, também foram abordadas consequências da prática do bullying e cyberbullying perante a legislação brasileira.

O bullying é definido como “qualquer comportamento agressivo, intencional e repetitivo, que ocorre sem motivação evidente, adotado por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executado dentro de uma relação desigual de poder”. Atenta contra a dignidade humana e a crença de que toda pessoa deve ser tratada com respeito, dignidade e justiça, independentemente das diferenças. Por isso, a Congregação de Santa Cruz incentiva a discussão sobre o tema em suas instituições sociais e educacionais, visando à promoção de um ambiente cada vez mais acolhedor, justo e fraterno para seus alunos e atendidos.

Compartilhe o texto

Posts Relacionados