O Colégio Santa Cruz, unidade educacional mantida pela Congregação de Santa Cruz, celebrou, no início de novembro, os 50 anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma das mais antigas e respeitadas do país na modalidade. A EJA é uma modalidade de ensino da Educação Básica que oferece a jovens, adultos e idosos a oportunidade de retomar ou concluir seus estudos.
Para iniciar as festividades, a comunidade do Colégio se reuniu na quinta-feira, 31 de outubro, para render graças a Deus, em uma missa presidida por Dom Edilson de Souza Silva e organizada pelos estudantes da EJA. Durante a acolhida, foi relembrada uma fala do Pe. Corbeil, responsável pela criação do curso: “Desde a fundação, era desejo do Colégio Santa Cruz abrir-se a todas as camadas sociais. A nossa Congregação, sempre dedicada à educação, tem como lema oferecer atenção especial e cuidadosa às pessoas das classes trabalhadoras, proporcionando carinho e diversas oportunidades.” Após a missa, professores e alunos dos Cursos Noturnos se dirigiram ao Pátio Azul, onde desfrutaram de um jantar e dançaram juntos.
Na sexta-feira, 1 de novembro, as celebrações continuaram com um seminário que abordou a trajetória de cinco décadas da EJA na escola, discutindo seus desafios à luz do contexto educacional e social contemporâneo. Da primeira mesa, “Os 50 anos da EJA no Santa Cruz e a EJA no Brasil”, participaram três ex-diretores do curso: Sérgio Haddad, Orlando Joia e Fernando Frochtengarten. A segunda mesa, “As perspectivas da EJA no Brasil do século XXI: novos caminhos”, contou com a participação de Franciele Busico, Maria Adélia Ruotolo e Luana Tolentino.
Um dos momentos mais marcantes da celebração foi o lançamento do livro “Memórias da Cozinha: Identidade e Resistência – Receitas de Estudantes da EJA”. Todos os estudantes-autores subiram ao palco para compartilhar o processo de criação da obra, desenvolvida em colaboração com a equipe de comunicação do colégio. A noite ainda contou com uma apresentação da Samba Santa, uma banda formada por educadores da escola, além de um coquetel para os convidados, que celebraram com alegria esta trajetória inspiradora.
A Congregação de Santa Cruz parabeniza o Colégio Santa Cruz por esta significativa conquista de 50 anos de EJA, reafirmando seu compromisso com a educação inclusiva e de qualidade. Veja a matéria na íntegra em: https://santacruz.g12.br/noticia/50-anos-da-eja/