Colégio oferece cursos profissionalizantes e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
O Colégio Santa Cruz, de São Paulo, instituição de ensino mantida pela Congregação de Santa Cruz, abriu inscrições para novas turmas de seus cursos noturnos. O Colégio oferece turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Educação Profissional, com cursos técnicos em administração e logística. As inscrições devem ser feitas até dia 31 de maio, no próprio campus, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.
Os cursos noturnos são totalmente gratuitos e fornecem subsídios ao transporte e à alimentação dos alunos inscritos. O oferecimento das turmas caracteriza o trabalho do Colégio em direção a formação integral do indivíduo, missão educacional da Congregação de Santa Cruz. Através da educação, a Congregação busca propiciar educação formal e pessoal de qualidade a todos.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecida pela escola trabalha desde a alfabetização inicial ao Ensino Médio. As aulas têm como principal objetivo favorecer o acesso à educação a quem, por qualquer motivo, não pôde frequentar a escola na idade regular. Já os cursos da Educação Profissional, com ensino técnico em administração e logística, são uma forma de capacitação para o mercado de trabalho oferecida àqueles que já concluíram o Ensino Médio ou estejam cursando a terceira série da modalidade.
Existentes há mais de 40 anos, os cursos noturnos são parte consolidada da grade curricular do Colégio Santa Cruz, e já fazem parte do imaginário da população paulista. Isso se comprova pelo acolhimento midiático oferecido aos cursos pela imprensa local.
O jornal Folha de São Paulo publicou, em 2019, uma bela matéria contando a história de alunos da EJA e dos cursos profissionalizantes do Colégio. O texto de Ângela Pinho descreve os desafios do oferecimento dos cursos ao Colégio durante o encolhimento do setor educacional para jovens e adultos, ao mesmo tempo em que relata as dificuldades dos alunos em atender as aulas e seguir seu cronograma. Em um excelente artigo jornalístico, Ângela faz honra à missão das aulas e informa, ao mesmo tempo, sobre a importância de sua realização.
Confira a matéria completa pelo link: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/09/aos-45-anos-educacao-de-adultos-em-colegio-de-sp-resiste-a-encolhimento-do-setor.shtml.