No mês de outubro, assistimos a uma ampla mobilização em torno do chamado Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990.
O Colégio Dom Amando, unidade educacional mantida pela Congregação de Santa Cruz, prontamente, alinhou-se a essa importante iniciativa, chamando a comunidade escolar a participar ativamente de ações de sensibilização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce do câncer de mama e do autocuidado, sensibilizando alunos, colaboradores e famílias para que atuem como agentes multiplicadores de informação.
Na sexta-feira, 24 de outubro, alunos, colaboradores e até famílias que vieram à escola foram convidados a portarem uma peça de roupa ou acessório na cor rosa, para fazer alusão ao tema, mostrando que a promoção da saúde pública pode assumir várias formas de ação que, potencialmente, são geradoras de impacto positivo no acesso à saúde.
Cartazes foram expostos, houve entrega de cartões, palestras e panfletos informativos sobre a prevenção da doença. Foram distribuídos laços em tons de rosa, traduzindo o desejo de todos de lutar, preventivamente, contra o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. A ação mostra que a prevenção e a promoção da saúde também são temas que devem ser tratados na escola, em especial quando assumimos a posição de educadores comprometidos com a formação integral.



