Estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio foram até o Kennedy Space Center representar a instituição na 29ª International Space Settlement Design Competition
Em julho, oito alunos do Colégio Santa Cruz, instituição de ensino mantida pela Congregação de Santa Cruz, viajaram aos Estados Unidos para uma missão muito especial: representar o Colégio na 29ª International Space Settlement Design Competition, realizada no Kennedy Space Center (NASA). No encontro, o grupo participou de uma nova etapa de um desafio para desenvolvimento de um projeto aeroespacial com alunos de diversos lugares do mundo.
Os estudantes vêm desenvolvendo, desde 2021, o projeto de uma estação espacial mineradora, que ficaria em órbita ao redor do Sol, na altura do cinturão de asteroides. O projeto do Colégio Santa Cruz ficou em segundo lugar na competição classificatória da América Latina, e ganhou o direito de viajar até a base da NASA para a próxima fase da competição. Outras 24 equipes de diversas partes do mundo também participaram do desafio proposto.
Uma vez instalados em Cabo Canaveral, as equipes foram agrupadas em quatro companhias, simulando grandes empresas da indústria aeroespacial. Dessa vez, a tarefa era fornecer à NASA um projeto completo de uma estação espacial que pudesse se mover sobre a superfície do planeta Mercúrio, sincronizada com sua rotação, de modo a permanecer sempre na sombra devido às altas temperaturas do planeta.
A ideia era propor uma experiência muito realista aos estudantes. Por isso, cada companhia contava com presidente, vice-presidente, diretores de estrutura, sistemas suporte à vida e marketing, todos eleitos pelos próprios participantes. O projeto proposto deveria atender todos os requisitos do cliente, e detalhar a estrutura construtiva da estação, materiais, sistemas, cronograma e custos de construção.
Ao fim, os projetos foram apresentados em sessões de 35 minutos, com cada uma das companhias defendendo sua proposta. Embora a empresa composta pela banca brasileira não tenha vencido a competição, a equipe do Colégio Santa Cruz foi muito bem mencionada pela banca avaliadora, que destacou que o projeto deles era o mais inovador.
A Congregação de Santa Cruz parabeniza todos os alunos que desenvolveram o projeto inicial da estação espacial mineradora, em especial os oito participantes da segunda etapa da competição nos Estados Unidos.