Hoje, dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Embora não seja uma data comemorativa, é um momento de homenagem à força, determinação e luta de tantas mulheres que, ao longo dos séculos, batalharam por uma sociedade mais saudável e igualitária. É dia de ouvir cada uma de suas vozes que ecoam pela eternidade, e de aprender com elas para construir um futuro melhor.
A Congregação de Santa Cruz encontra grande inspiração na trajetória missionária de várias mulheres que trabalham fervorosamente para levar a palavra de Deus a todos os cantos do mundo. Movida por essa inspiração, Congregação concebe as mulheres que colocam em prática sua missão vocacional e educacional como agentes de transformação.
Em 1638, apenas um ano após a fundação da Congregação de Santa Cruz, mulheres voluntárias de obras apostólicas em Le Mans, na França, se uniram ao grupo criado por Pe. Basílio Moreau, fundando, assim, as Irmãs Marianitas de Santa Cruz. Por meio da educação e da capacitação acadêmica, elas ajudaram a disseminar valores cristãos atuando em três frentes: França, Canadá e Estados Unidos.
As Irmãs Marianitas de Santa Cruz receberam aprovação em nível mundial e, em 1869 e 1883, as Irmãs Marianitas da Província Americana e as Irmãs Marianitas da Província Canadense, respectivamente, receberam o estatuto formal de Congregação Independente, tornando-se Congregação de Irmãs de Santa Cruz. Atualmente, propagando os valores de Compaixão, Fé, Operação e Comunidade, as Irmãs atuam em oito países e quatro continentes, servindo aos povos em clínicas, hospitais, escolas, universidades, igrejas e paróquias.
As Irmãs de Santa Cruz são mulheres, professoras, enfermeiras, administradoras, conselheiras, assistentes sociais, escritoras, advogadas e, acima de tudo, promotoras de uma reforma sistêmica e de justiça social. Em sua declaração missionária, está: “Nossa vida nos enriquece e fortalece para nutrir comunidades onde quer que estejamos”.
As mulheres têm ampliado exponencialmente seus espaços de atuação, assumindo protagonismo ímpar em sua história. A Congregação de Santa Cruz orgulha-se profundamente de ter, em sua família, grandes mulheres, leigas ou religiosas, unidas, fraternalmente, no cumprimento da Missão.
Feliz Dia Internacional das Mulheres!