Beato Basílio Moreau: Ave Crux Spes Única

Na comemoração do nascimento do fundador da Congregação de Santa Cruz, Fr. Omukuyia Benard, CSC, reflete sobre sua espiritualidade

Na comemoração do nascimento do fundador da Congregação de Santa Cruz, Fr. Omukuyia Benard, CSC, reflete sobre sua espiritualidade

A espiritualidade do Beato Basílio Moreau foi influenciada por vários fatores e personalidades: o seminário Sulpiciano, Santo Inácio de Loyola junto de seus exercícios espirituais, e o abade e liturgista beneditino Dom Gueranger. Essa junção das diversas referências que Moreau teve é o que foi entregue à Congregação de Santa Cruz para ser vivido, aprofundado e constantemente salvaguardado. Sua espiritualidade estava ancorada no ditado “Ave Crux Spes Única – Salve a Cruz nossa Única Esperança”.

O mistério desta espiritualidade está situado na realidade do mundo, tanto no passado quanto no presente. Beato Moreau abraçou abertamente a missão que Cristo confiou à sua Igreja, dando grande ênfase à santidade ao perceber a si mesmo e seus membros como apóstolos trabalhando em nome de Cristo. Moreau refletiu que o objetivo de qualquer vocação cristã é tornar Deus conhecido, amado e servido.

Ainda de acordo com o Beato, a experiência da revolução francesa havia distorcido a visão da religião, e a única maneira de levar esperança às pessoas era a evangelização por meio da educação. Ele pensou na educação baseada em cinco pilares: o desenvolvimento da mente, o cultivo do coração, o zelo pelo serviço, a esperança na cruz e a união de uns aos outros como família. Ele insistiu que o objetivo de educar mentes e corações demanda zelo por parte dos educandos para poder iluminar o mundo. Este zelo deve nascer do amor a Deus e ao próximo.

Assim, como membros da Santa Cruz, somos primeiramente próximos daqueles a quem servimos. Vivemos na mesma clausura que as pessoas que servimos, e isso confirma nossos desejos e esforços para sermos inclusivos.

Como herdeiros da espiritualidade de Moreau, desejamos ​​seguir seus passos através de nossa vida consagrada. Os valores evangélicos nos libertam para uma relação mais profunda com Cristo, realizando diversos apostolados. Nós nos esforçamos não apenas para preparar cidadãos para a sociedade, mas também para a vida eterna no mundo vindouro. Nossas instituições são um exemplo; realizamos uma formação espiritual e vocacional que permite aos alunos viver sua identidade batismal e vocação.

Como homens que levam a esperança, e como servos em nossas missões, almejamos “… trabalhar para a santificação de outros, ministrando a eles” (Regras de 1886). Confiamos na providência divina por meio da qual Deus nutre, sustenta e supre nossas necessidades. Nossa resposta proporcional à fidelidade de Deus nos concede a alegria da ressurreição e a dor da cruz. Isso nos oferece mais esperança, que nada pode mudar a realidade que Deus está presente e vivo.

Nossa esperança se baseia ainda no fato de que a herança de nossa congregação está viva e em constante evolução. Muitas adaptações estão ocorrendo às culturas e contextos em que vivemos e ministramos. Somos internacionais, multiculturais e nossa diversidade oferece muito o que esperar!

Esta reflexão foi escrita por Fr. Omukuyia Benard, CSC, em ocasião da festa do Beato Basile Moreau, fundador da Congregação de Santa Cruz. Fr. Benard é do Distrito da África Oriental e agora está realizando seus estudos de doutorado em filosofia em Roma.

Texto original:
https://holycrosscongregation.org/news/blessed-basile-moreau/

Compartilhe o texto

Posts Relacionados