Marcelo Rubens Paiva, autor de “Ainda Estou Aqui”, visita o Colégio Santa Cruz

Escritor compartilha reflexões sobre sua obra e o período ditatorial com alunos do 9º ano; livro serviu de base para filme que representará o Brasil no Oscar

O Colégio Santa Cruz, unidade educacional mantida pela Congregação de Santa Cruz, recebeu a visita do escritor Marcelo Rubens Paiva, ex-aluno do Colégio, em projeto interdisciplinar que visa a discutir o período da Ditadura Militar (1964-1985) e seus efeitos econômicos, políticos e sociais no Brasil, além de aprofundar a compreensão sobre os desafios e as ambiguidades das democracias em construção.

Durante o encontro, Marcelo conversou com os alunos, que puderam fazer perguntas e refletir sobre temas como suas memórias do período da ditadura, o desaparecimento e a morte de seu pai, Rubens Paiva, e os resquícios do regime militar na sociedade brasileira atual. O evento proporcionou um diálogo enriquecedor sobre a importância da memória histórica e o impacto pessoal e coletivo dos acontecimentos do passado.

Marcelo Rubens Paiva é autor do livro “Ainda Estou Aqui”, que foi adaptado para o cinema e premiado internacionalmente. A produção, que representará o Brasil na próxima edição do Oscar, trouxe uma nova dimensão à obra, alcançando uma audiência global e consolidando o trabalho do autor na luta pela preservação da memória e dos direitos humanos.

A coordenadora pedagógica Fernanda Trindade Luciani, ao contextualizar o encontro, destacou a importância do Módulo Desafios da Democracia, implementado há 10 anos no currículo do 9º ano. O projeto utiliza materiais como o documentário “O Dia que Durou 21 Anos”, de Camilo Tavares e o livro “Ainda Estou Aqui”, promovendo debates e reflexões sobre o período ditatorial. Tanto Marcelo Rubens Paiva quanto Camilo Tavares, ex-alunos do Colégio Santa Cruz, enriqueceram o debate com suas experiências pessoais e profissionais, proporcionando aos estudantes uma oportunidade única de aprendizado.

O encontro reafirma o compromisso da Educação de Santa Cruz com a formação crítica de seus alunos, valorizando o diálogo entre passado e presente como forma de construir um futuro consciente e democrático.

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