Solenidade de São José

Confira nosso artigo para o comemorar o Dia de São José.

Irmãos de Santa Cruz, discípulos missionários à exemplo de São José

Revestidos de alegria pela solenidade de São José, Padroeiro Universal da Igreja, somos chamados a enxergá-lo de uma forma que vai além de um simples operário. Certamente não existem argumentos ou palavras que possam dar sentido à importância teológica que São José tem para o contexto bíblico. Porém, algo que podemos afirmar é que São José é antes de tudo um discípulo por excelência, por justamente deixar de lado seus desejos pessoais para fazer a vontade de Deus, fruto de um discernimento profundo, assumindo uma “relação” não comum em sua época com Maria de Nazaré e tornando-se Pai adotivo do Filho de Deus, “Jesus Cristo”. É visível que em um olhar significativo no “discipulado” de São José o Pe. Jacque Dujarie cria em 1820 na França à Associação dos Irmãos de São José, que em 1835 por questões de saúde confia a direção de sua associação ao Pe. Basílio Moreau, mais tarde em 1857 os Irmãos ficam conhecidos como os Irmãos da Congregação de Santa Cruz tendo São José como seu padroeiro oficial, o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro dos Padres e Nossa Senhora das Dores padroeira das Irmãs e da Congregação de Santa Cruz.

            Percebe-se que São José é pouco aludido nos Evangelhos canônicos, só Mateus e Lucas inserem-no em suas narrativas. Em Mateus, José é adjetivado como justo (1,19), vale ressaltar que justo no Evangelho mateano está relacionado a quem pauta sua vida pela vontade do Pai. À vista disso, São José é chamado a colaborar na obra da criação e salvação (Mt 1, 20), Jesus de Nazaré provém de uma raiz divina, não só humana e histórica, mas, sua origem parte do Espírito Santo. São José abraçou uma ideia que nem sempre são evidentes e verdadeiramente compreensíveis pela racionalidade humana. Por isso, é sem dúvida o discípulo exemplar. Em Mateus (1,24), São José é abordado pelo Anjo do Senhor enquanto estava dormindo, em um sono profundo, longe de qualquer agitação, ativismo e perturbação participando de um discernimento profundo.

Nós, Irmãos da Congregação de Santa Cruz, somos chamados a imitar a São José ofertando nossas vidas para uma causa que leva a Salvação, Salvação de todas as pessoas. Podemos afirmar que em 1820 já vivíamos uma ação profética em nossa caminhada educacional, pois estávamos levando esperanças para crianças inseridas em um mundo pós revolução francesa. Educávamos mentes e corações em um contexto em que à Educação era direito de poucos, onde uma minoria tinha acesso. Éramos Irmãos que arriscávamos nossas vidas com o objetivo de Ser e Levar Esperanças para jovens em um contexto difícil, não muito diferente da atualidade.

É neste itinerário profético que ainda hoje século XXI, somos Irmãos a partir de Santa Cruz que busca viver as virtudes de São José, em um olhar fixado no seu discipulado, ofertando nossas vidas em vários lugares do mundo. Fazendo não as nossas vontades, mas à vontade do Pai e de seu Filho Jesus Cristo, que sentimos por meio da Oração e da Eucaristia, elas que nos leva a um discernimento que também é comunitário, nos ajudando no distanciamento do individualismo e egocentrismo. Em um mundo dilacerado pelo ódio, guerra, violência e injustiça, somos homens a partir de Santa Cruz dispostos a levarem as pessoas a enxergarem na Cruz sua verdadeira Esperança “Salve Cruz, Nossa Única Esperança”, especificamente a Cruz de Jesus Cristo, ela que nos leva a tolerância, fraternidade, respeito, justiça e ao amor, principalmente o amor ao próximo (Jo 13,34). Nossa entrega a partir de Santa Cruz está composta por missões duras e exigentes, por vezes nos encontramos em um caminho obscuro, mas sempre estamos dispostos a caminhar sentindo a presença de Jesus Cristo que se faz presente em todas nossas jornadas diárias por meio da Eucaristia, da oração e do apostolado.

Portanto, somos Irmãos Religiosos que através de uma vida e missão pautada numa Educação que transforma, fazemos o Reino de Deus presente e atuante nesta história, tornando-se mais visível na humanidade. Sendo fiel a missão que nos foi dada, tornando “Deus Conhecido, Amado e Servido”, em diferentes contextos, épocas, grupos e comunidades. Em Santa Cruz somos homens que não fechamos os braços para o futuro, sendo assim, levantamos possibilidades que geram alternativas e caminhos que culminam na Esperança da qual nos leva a verdadeira Cruz de Jesus Cristo. Que possamos a cada dia inclinar nossos corações ao saudoso São José para que ele em comunhão com seu Filho “Jesus Cristo” nosso irmão, nos ilumine no caminho da paz, da fraternidade, solidariedade e da justiça para melhor fazermos parte do seguimento de Jesus Cristo, sendo coerente com àquele que morreu injustamente por “passar pela vida fazendo o bem”.

Ir. Severino Borges, CSC.

Compartilhe o texto

Posts Relacionados