Quem foi

Jacques dujarié

Padre Jacques-François Dujarié nasceu em 9 de dezembro de 1767, em Rennes-en-Grenouilles (França), em um tempo em que a ordem social e religiosa do país estava prestes a ser profundamente abalada pela Revolução Francesa. Desde jovem, ele sentiu o chamado ao sacerdócio e entrou para o seminário, mas com o início da Revolução em 1789, o seminário foi fechado e a Igreja enfrentou perseguições, prisões e a necessidade de celebrar os sacramentos de forma clandestina. Mesmo em meio a esses perigos, Dujarié permaneceu fiel e, em 26 de dezembro de 1795, foi ordenado sacerdote secretamente em Paris.

Durante os anos de perseguição, ele viveu a sua missão celebrando missas e atendendo ao povo discretamente — muitas vezes em celeiros e em noite — para evitar que fiéis e sacerdotes fossem alvos das autoridades revolucionárias.

precursor da

congregação de santa cruz

A Santa Cruz não é uma obra humana, mas do próprio Deus. (Beato Basílio Moreau)

Com a restauração da Igreja após o acordo entre Napoleão e o Vaticano em 1801, Dujarié foi nomeado pároco de Ruillé-sur-Loir em 1803 e dedicou-se inteiramente à reconstrução da vida cristã na região. Sensível às muitas necessidades materiais e espirituais da população — especialmente das crianças e dos pobres — ele começou, em 1806, a reunir mulheres que pudessem ensinar e cuidar dos mais vulneráveis, dando origem às Irmãs da Providência, que foram oficialmente reconhecidas como ordem religiosa em 1831.

Em resposta a um pedido do clero da Diocese de Le Mans, Dujarié reuniu em 1820 um grupo de jovens que se dedicavam ao ensino religioso e à educação nas paróquias rurais. Esse grupo cresceu e ficou conhecido como os Irmãos de São José.

À medida que o grupo dos Irmãos de São José crescia, Dujarié percebeu a necessidade de fortalecê-lo organizando também um grupo de padres que desse coesão e apoio à missão dos irmãos. Com a saúde enfraquecida, ele escolheu o então jovem sacerdote Basil Moreau para dar continuidade a essa obra, confiando-lhe a liderança. Em 1835, Moreau levou os irmãos para o bairro de Sainte-Croix, em Le Mans, e dois anos depois, em 1º de março de 1837, a união formal dos Irmãos de São José com o grupo de padres auxiliares de Moreau deu origem à Congregação de Santa Cruz, como conhecemos hoje.

pastor com “cheiro de ovelhas”

Espiritualidade e Testemunho

“Sou padre para ser pai do órfão, consolo da viúva, apoio dos pobres e amigo dos que sofrem” (Pe. Jacques Dujarié)

Padre Jacques Dujarié acompanhou os últimos anos de sua vida junto à nova comunidade e faleceu em 17 de fevereiro de 1838, em Notre Dame de Santa Cruz, em Le Mans. Sua vida foi marcada por uma fé profunda, humildade profética e dedicação aos pobres, deixando um legado educativo e missionário que continua vivo na missão da Congregação de Santa Cruz.

Dujarié foi, acima de tudo, um pastor com “cheiro de ovelhas”, como se dizia dos bons pastores — alguém que caminhou com seu povo no meio das dificuldades e que se doou sem medo às necessidades espirituais e educativas da época.

Esse espírito de serviço, compaixão e presença educativa ainda inspira os religiosos e educadores de Santa Cruz no Brasil e no mundo a levar adiante a missão de tornar Deus conhecido, amado e servido, especialmente junto aos mais necessitados e desafiados pela vida.

o chamado de deus
bate em seu peito?