O Domingo: 30º Domingo Do Tempo Comum

Reflexão da liturgia do 30º Domingo Do Tempo Comum
[vc_row][vc_column][vc_tta_tabs active_section=”1″][vc_tta_section title=”1ª Leitura” tab_id=”1620746022657-fc102e11-ad02″][vc_column_text]

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 31,7-9

Isto diz o Senhor: “Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’. Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam. Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d’água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”.
[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Salmo” tab_id=”1620746022657-a1f0170a-a231″][vc_column_text]

Salmo – Sl 125,1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3)

R. Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria! 1Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,* parecíamos sonhar; 2aencheu-se de sorriso nossa boca,* 2bnossos lábios, de canções.R. 2cEntre os gentios se dizia: ‘Maravilhas* 2dfez com eles o Senhor!’ 3Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,* exultemos de alegria!R. 4Mudai a nossa sorte, ó Senhor,* como torrentes no deserto. 5Os que lançam as sementes entre lágrimas,* ceifarão com alegria.R. 6Chorando de tristeza sairão,* espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão,* carregando os seus feixes!R. [/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”2ª Leitura” tab_id=”1620753568383-884cfde5-0e60″][vc_column_text]

Leitura da Carta aos Hebreus 5,1-6

Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec”.
[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Evangelho” tab_id=”1620753579069-0bafe1f7-fd57″][vc_column_text]

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,46-52

Naquele tempo, Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.
[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_tabs][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
Reflexão
Todos nós estamos a caminho. Neste sentido a vida é uma peregrinaçâo. Para não tropeçar pelo caminho, precisamos enxergar. Jeremias anuncia o retorno do povo exilado na babilônia, agora de volta para  sua  terra.  Deus  se  encarrega  de  conduzir  o  povo,  todas  as  pessoas  sem  exceção: mulheres grávidas, pessoas aleijadas e cegos. Todos serão guiados, pois o caminho de Deus é reto. Quem tem fé anda na retidão. Quem se deixa conduzir por Deus  não vai tropeçar. Nesta leitura o tema já está sendo anunciado: para não deslizar na vida precisamos confiar em Deus. Lendo o Evangelho de hoje encontramos Bartimeu, um cego à beira do caminho pedindo esmola. Ele não é capaz de andar sozinho. Precisa de alguém para conduzi-lo e vive de esmolas. Naquele dia, Bartimeu estava sentado e ouviu dizer que Jesus, o nazareno, estava passando. Sem enxergar ele acreditou que era verdade e começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim”. Alguns queriam que calasse a boca, mas ele gritava com mais força. Jesus parou e pediu para que as pessoas o chamassem. Sendo um morador de rua, ele só tinha um manto como abrigo. Quando soube que Jesus o chamava largou seu manto e deu um pulo na direção da voz de Jesus. Então, o Mestre lhe perguntou: “O que você quer que eu te faça?”, ao que ele respondeu: “Mestre, que eu veja!”. Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho. Bartimeu, por ser morador de rua, Jesus não podia lhe dizer “agora volte para casa”. Mas quando Bartimeu viu Jesus, ele ficou conquistado e abandonou não só seu manto, mas toda a sua existência passada. No tempo da sua cegueira, seu manto era seu abrigo, sua casa, sua proteção e seu companheiro. Agora que está vendo Jesus, Bartimeu se esquece de tudo, deixa tudo para trás. Seu protetor e sua segurança agora estão em Jesus. Ele não pode ficar longe de Jesus, seu Salvador. De lá para frente ele está seguro, está salvo e decide ser discípulo do seu salvador. Para poder seguir Jesus é preciso encontrá-lo primeiro. lsso vale para nós. Este episódio de um morador de rua ter encontrado Jesus chama nossa atenção. Ninguém jamais viu a Deus. Mas Jesus foi visto por muitos judeus e não judeus do seu tempo. Muitos acreditaram n’Ele, outros não. Para encontrar Jesus e segui-lo não é preciso vê-lo primeiro. Pela fé, cada um de nós encontra Jesus sem o ter visto. Como? As pessoas  podem  ter  conhecido  Jesus  de  vários ângulos. Ver Jesus como um guru, mestre, taumaturgo, curandeiro… Bartimeu viu Jesus como um salvador. Hoje, nós podemos ver Jesus através do amor, da caridade e da confiança manifestada por membros da Igreja de Jesus Cristo. Os verdadeiros seguidores de Jesus inspiram confiança e nos ajudam a ver Jesus através deles. Vai depender do nosso ponto de vista. Usamos e abusamos do verbo ‘ver’ sem às vezes enxergar o sentido da nossa própria vida. O mundo, as coisas, as pessoas têm caracteristicas diferentes conforme o nosso ponto de vista. Cada pessoa tem seu ponto de vista, isto é, o ângulo por onde a pessoa está posta: ver de frente, de Iado, de cima para baixo, de baixo para cima, de perto, de longe etc. Alguém vê a partir dos seus próprios interesses, outro a partir das necessidades dos  pobres, outro a partir da sua classe social. A luz da sua fé faz enxergar muita coisa. Este Bartimeu é o retrato de todos os mendigos e cegos do mundo. Ele é também nosso retrato porque todos nós temos dificuldade para enxergar a nós mesmos. Não podemos ficar acomodados em nossa cegueira. Depois, procurar conhecer as pessoas santas que encontraram Jesus, como Santo Agostinho que O encontrou graças as orações da sua mãe, Mônica. O processo é ver Jesus através do testemunho de pessoas santas. Uma vez encontrado, é fácil segui-Lo. E se você O encontrou mesmo, aproveite neste mês das missões para ajudar alguém que está precisando d’EIe e que ainda não O encontrou ou que O perdeu de vista durante  a pandemia. Essa pode ser sua missão neste mês de outubro, não?
 Pe. Lourenço, CSC

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Compartilhe o texto

Posts Relacionados