O Projeto de Governança da Mantenedora da Congregação de Santa Cruz encontrou inspiração em Padre Basílio Moreau. Para conhecer sua história, acesse aqui.
No sistema de governança da Congregação de Santa Cruz (CSC) a Mantenedora, é a unidade administrativa e atua sobre todas as estruturas existentes no Distrito no Brasil constituindo a base sobre qual todas se assentam. Visa assegurar que a missão seja cumprida pela gestão dos recursos com vistas à perenidade e sustentabilidade da obra, de forma ética e transparente Ao mesmo tempo, o Conselho de Religiosos atua como uma estrutura superior, separada da Mantenedora e das obras, mas mantendo relações com todas essas estruturas.
Esse grupo de religiosos é o órgão máximo responsável pela governança do Distrito, em nível nacional. É de responsabilidade do Conselho de Religiosos aprovar relatórios, balanços, auditar processos e auditorias apresentadas. Além disso, esse centraliza as políticas, diretrizes, normas e procedimentos, bem como as decisões estratégicas. A Mantenedora ocupa um lugar funcional central, como articuladora das relações entre as obras sociais e os religiosos.
Já as obras relacionam-se também entre si, por meio de um processo de parceria e compartilhamento, tendo na Mantenedora uma central para definição de aspectos estratégicos e táticos da gestão. Além das obras, estão subordinados ao escritório central da Mantenedora os Colégios e a Fundação de Santa Cruz.