Alunos dos Cursos noturnos do Colégio Santa Cruz têm acesso a direitos básicos
O MovimentAÇÃO- uma importante iniciativa da equipe de Serviço Social do Colégio Santa Cruz, mantido pela Congregação de Santa Cruz, realizou-se no dia 22 de outubro, sábado, das 10h às 16h no espaço do Colégio. O objetivo da ação foi promover o acesso à efetiva garantia de direitos aos estudantes dos Cursos Noturnos e seus familiares.
Uma ampla gama de serviços foi oferecida, alcançando a área da saúde (com atendimentos em dermatologia, oftalmologia, ginecologia e enfermagem- sempre enfatizando a importância de cuidados preventivos), jurídica e de inclusão ao mundo do trabalho (orientações para elaboração de currículo, divulgação de vagas de emprego e outras ações).
Cerca de 250 pessoas receberam atendimentos e orientações e puderam perceber que algumas dificuldades poderiam ser finalmente superadas, como por exemplo, acesso ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para regularização do Cadastro Único (CADUNICO)- principal porta de entrada para recebimento de benefícios governamentais, além de cadastro em empresas de recrutamento de recursos humanos e orientações médicas e jurídicas de diversas ordens.
Para o sucesso da iniciativa foram fundamentais as parcerias do SEBRAE, Óticas Carol, Dermato, Instituto Protea, Amplia Vestibulares e muitos profissionais que, voluntariamente, disponibilizaram sua expertise em favor dos mais vulneráveis.
No planejamento e desenvolvimento da iniciativa, a equipe de Serviço Social do Colégio Santa Cruz contou com a participação do grupo de Mães Solidárias, do Programa Jaguaré Caminhos, por meio do SAV (Serviço de Atendimento à Vulnerabilidade) e do CCP (Centro Cultural e Profissionalizante). Destaque-se ainda o apoio imprescindível de vários setores e grupos ligados ao Colégio e da Coordenação Geral de Serviço Social da Mantenedora da Congregação de Santa Cruz.