Integralidade da Educação de Santa Cruz é destaque na revista Educanec

Congregação foi destaque na última edição da revista sobre educação católica

Congregação foi destaque na última edição da revista sobre educação católica

A Congregação de Santa Cruz foi destaque na última edição da Educanec, periódico trimestral sobre a Educação Católica no Brasil. Na oportunidade, o presidente da Congregação, Ir. Ronaldo Antonio de Almeida, abordou a integralidade da educação de Santa Cruz, trazendo como referência as ações sociais em âmbito educacional promovidas pelo Centro Comunitário Irmão André (CECOIA).

Você pode conferir a matéria na íntegra abaixo ou ainda baixar a revista completa clicando aqui.


A Integralidade da Educação de Santa Cruz

Centro comunitário realiza ações sociais em âmbito educacional em Campinas, interior do Estado de São Paulo.

(por Ir. Ronaldo Antonio de Almeida)

A Congregação de Santa Cruz traz como pilar de atuação o trabalho missionário de educação integral de qualidade, desde suas origens, há quase dois séculos. Para isso, reforça, em seus colégios e projetos sociais mantidos, o espírito de transformação de vida através da educação acadêmica e social, promovendo ações que formem cidadãos íntegros, autônomos e participativos nas comunidades nas quais estão inseridos. O Centro Comunitário Irmão André (CECOIA), localizado em Campinas, no interior de São Paulo, é um dos projetos sociais mantidos pela Congregação e carrega desde sua instituição tal princípio. Através do oferecimento de atividades de acolhimento e fortalecimento de vínculos para crianças e jovens, o Centro contribui para a superação de aspectos desafiadores provados pela situação de vulnerabilidade social em que se encontram.

A entidade é certificada pela Phomenta em Boas Práticas em Transparência e Gestão e foi fundado em 1985 por um grupo composto por pais e mães da Associação de Pais e Mestres (APM), funcionários do Colégio Notre Dame de Campinas e religiosos da Congregação de Santa Cruz. Tocados pela filosofia da Congregação de “educar mentes e corações”, instituída pelo fundador Pe. Basílio Moreau, dão início ao Centro com o objetivo de acolher e transformar a vida de crianças e jovens, especialmente dos menos favorecidos.

Desde sua fundação, o CE-COIA atua na proteção social básica, ofertando o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de seis anos a 14 anos e 11 meses no contraturno escolar, nos dois períodos do dia. Atualmente, a instituição atende 180 matriculados. O Centro mantém uma série de atividades lúdicas culturais e de vivência que trabalham o carisma da Congregação de Santa Cruz e desenvolvem atividades que buscam favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento humano em diversos contextos.

Por meio destas atividades, funcionários e colaboradores do Centro Comunitário Irmão André – CECOIA buscam, com plano de trabalho pautado na formação para a cidadania plena, sustentada por valores éticos e cristãos, proporcionar melhores condições de desenvolvimento pessoal e social para crianças e adolescentes. Dessa forma, o Centro pode assegurar espaços de referência para convívio grupal, comunitário e social, além de possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos atendidos e colaborar para a inserção, reinserção e permanência de crianças e adolescentes no sistema educacional.

Notre Dame CECOIA

Com o objetivo de concretizar o caráter de Entidade Beneficente de Assistência Social da Congregação de Santa Cruz, Colégio Notre Dame CECOIA (unidade de ensino vinculada ao Colégio Notre Dame Campinas) disponibiliza bolsas de estudo de 50% e 100% o CECOIA para crianças e adolescentes em comprovada situação de vulnerabilidade social. A iniciativa permite acesso à formação integral de referência, uma proposta educacional concebida, organizada e dirigida pela equipe de educadores do Colégio Notre Dame.

A estrutura do local é composta por seis salas de aula com equipamento multimídia, laboratório de informática, biblioteca, sala de recepção, refeitório, cozinha, pátio descoberto, dois parques, quadra descoberta, banheiros infantis e adultos, área verdade, sala de professores e 3 salas de Coordenação.

Molinha do Bem

Além das bolsas de estudo oferecidas, o CECOIA realiza ações de inclusão educacional que visam à colaboração integral em busca de educação social. Dentre os projetos criados destaca-se o “Molinha do Bem”, que ajuda a transformar sobras de papel sulfite e cadernos em novos materiais escolares para os atendidos pelo Centro Comunitário Irmão André (CECOIA).

O projeto foi criado a partir de uma iniciativa dos alunos do 5° ano do Colégio Notre Dame Campinas que, em 2016, se sensibilizaram com os alunos do Colégio Notre Dame CECOIA após uma cheia do Rio Atibaia, que alagou o entorno da escola.

Os alunos reuniram grande quantidade de material reciclado e, em parceria com uma grande rede de papelarias, fizeram a troca por cadernos e blocos de papel sulfite novos. O CECOIA manteve a parceria para dar continuidade ao projeto.

Em 2021, o projeto arrecadou 3.550 quilos de papel, resultando em R$ 5.325,00 para novos materiais escolares. O valor foi trocado por 40 cadernos grandes em brochura, que serão entregues aos atendidos do período da manhã; 137 cadernos grandes em espiral para os atendidos do período da tarde; 224 cadernos em brochura pequenos para as oficinas; 250 pacotes de 100 folhas de sulfite, entre folhas brancas e coloridas. O projeto, marcado pelo exercício da empatia e pela solidariedade, converge para ampliar e fortalecer o alcance da Missão de Santa Cruz no Brasil.


Ir. Ronaldo Antonio de Almeida é Religioso da Congregação de Santa Cruz há 20 anos e desde 2018 atua como Superior Distrital de Santa Cruz no Brasil e Diretor Presidente da mesma instituição.

Compartilhe o texto

Posts Relacionados