Inovação e Sustentabilidade no Colégio Santa Cruz

Alunos do colégio ajudaram a transformar um carro a gasolina em um carro elétrico com baterias usadas de notebook

Construir um futuro sustentável e inovador sempre foi um dos principais compromissos da Congregação de Santa Cruz, mantenedora do Colégio Santa Cruz. Recentemente, um projeto protagonizado por alunos e professores trouxe à tona esse compromisso de forma prática e educativa.

“Hoje, eu saio do colégio com o carro andando!”, anunciou Reinaldo Espinosa, professor de física do Colégio Santa Cruz há mais de 30 anos. Reinaldo se referia a um carro a gasolina que ele mesmo converteu em elétrico, um ambicioso projeto pessoal que, com o apoio de alunos e colegas, transformou-se em uma valiosa ferramenta pedagógica ao longo dos últimos anos.

Reinaldo venceu uma aposta feita com o diretor-geral, Fábio Aidar, também professor de Física e amigo de longa data. Era questionável se o carro modificado teria força suficiente para subir a rampa da garagem do colégio, que possui uma inclinação de 11 graus. Fábio brincava que “se o carro não subisse, os alunos teriam que fazer um mutirão para empurrá-lo.”

Reinaldo, que se aposentou em 2022, retornou ao colégio em 7 de junho para participar da última aula do semestre da eletiva “Máquinas e motores em ação”, ministrada pelos professores de Física Monaliza Fonseca e Fábio Aidar. Nessa aula, Reinaldo compartilhou curiosidades sobre carros elétricos e explicou, com detalhes, o processo de conversão de um veículo convencional em elétrico, o “carro elétrico made in Santa Cruz”.

Ele fez questão de destacar o aspecto sustentável do projeto, cuja bateria foi construída utilizando pilhas de notebook usadas. Das 7 mil pilhas recebidas através de doações da comunidade escolar, 1.008 foram aproveitadas.

Após a explanação teórica, foi o momento da demonstração prática. Alunos e professores se dirigiram à garagem, onde Reinaldo mostrou o antigo motor do carro, muito mais pesado, e explicou todas as etapas do trabalho e testes realizados com o veículo até o momento culminante do projeto.

Com grande expectativa, e Fábio Aidar no banco do carona, Reinaldo ligou o carro, que funcionou de maneira silenciosa e eficiente. Eles deram algumas voltas na garagem e, finalmente, o veículo conseguiu subir a rampa. A plateia, composta por alunos e professores, vibrou e aplaudiu o feito. Reinaldo, visivelmente emocionado e realizado, encerrou um ciclo importante na escola e agora pode desfrutar de seu carro elétrico pelas ruas.

Na Congregação de Santa Cruz, acreditamos que a educação vai além das portas da sala de aula. Projetos como este reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação, lançando luz sobre o potencial transformador da educação prática e comunitária. Venha fazer parte dessa jornada conosco e ajude a construir um futuro melhor!

Confira a matéria na íntegra em: https://santacruz.g12.br/noticia/o-dia-em-que-o-carro-eletrico-do-rei-subiu-a-rampa-da-garagem/

Compartilhe o texto

Posts Relacionados