Nossa história
uma família
servindo famílias
A Congregação de Santa Cruz é uma congregação religiosa de direito pontifício, fundada em 1837, pelo Padre Basílio Antônio Moreau e que, até hoje, reúne homens que vivem e trabalham sob a aprovação e autoridade do sucessor de Pedro. A Congregação é composta por duas sociedades distintas de religiosos, uma de Padres e uma de Irmãos, unidos em uma fraternidade indivisível.
Os primeiros missionários da Congregação de Santa Cruz no Brasil vieram do Canadá em dezembro de 1943. Chegando em São Paulo, logo começaram a trabalhar para a construção de uma nova área residencial para trabalhadores de um bairro industrial chamado Jaguaré. Na época, o local não tinha ruas pavimentadas, nem água encanada e eletricidade. Além disso, como a área também não tinha escolas ou igrejas, a Congregação fundou a Paróquia de São José e uma escola primária.
Ao longo dos anos, o trabalho missionário educacional cresceu e frutificou e a Congregação fundou os colégios Santa Cruz, em São Paulo – SP, Notre Dame, em Campinas – SP, e assumiu o Dom Amando, em Santarém – PA.
Desde o início e até hoje, as obras da Congregação no Brasil são conhecidas pelo seu extensivo engajamento social, incluindo programas como o CECOIA, em Campinas – SP, o Programa Social Jaguaré Caminhos, em São Paulo – SP, o PESC e o CESSC em Paudalho – PE.