O Colégio Dom Amando, unidade educacional mantida pela Congregação de Santa Cruz, apresenta-se sensível ao desafio imposto pela transição entre diferentes níveis de ensino na Educação Básica (da Educação Infantil para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, para Anos Finais e deste para o Ensino Médio).

Entendendo a necessidade de oferecer suporte aos alunos nessas etapas de transição, o CDA desenvolve projetos de acolhimento que visam a reduzir ansiedade, acentuar a segurança e fortalecer os sentimentos de pertencimento à comunidade escolar. Tais projetos são propostos para alunos do Infantil 5, 5º e 9º Anos do Ensino Fundamental, buscando preservar articulação entre os currículos e as práticas pedagógicas dos segmentos e valorizando a preparação dos alunos para lidar com o aumento gradual das expectativas acadêmicas e das exigências de autonomia.
Em todas as etapas, promove-se uma transição acolhedora para os estudantes, com visitas aos novos espaços de aprendizagem, apresentação dos professores e da equipe pedagógica, manuseio de material didático, conversa com professores, lanche coletivo, entre outras atividades integrativas.
Usando a metáfora da mala e da mochila, os alunos foram convidados a uma “viagem”, levando em sua bagagem todo o conhecimento e experiência adquiridos no segmento que está por finalizar, mas “reservando um compartimento para as dúvidas” sobre as novas rotinas e demandas que estão por vir.
Direção, coordenação, professores e colegas acolheram os futuros alunos do Amandinho (1º.ano) e Amandão (6º. Ano e 1ª. EM), ajudando-os a “esvaziar o compartimento das dúvidas” para preenchê-lo com a esperança e expectativa de novas conquistas já em 2026.

