No dia 9 de abril, educadores do Programa Jaguaré Caminhos, unidade social mantida pela Congregação de Santa Cruz, foram convidados a participar de um evento de desenvolvimento profissional: “Transtorno do Espectro do Autismo & Seletividade Alimentar: o que precisamos saber”, promovido pela Prefeitura de São Paulo, por intermédio do CEFAI (Centro de Formação e Apoio à Inclusão). Destinado aos educadores das redes direta, indireta e parceira da Rede Pirituba/Jaraguá DRE, este evento, realizado em celebração ao Dia Mundial de Autismo, reuniu cerca de 150 participantes no Teatro Cacilda Becker, na Lapa, em SP.
O CEFAI, setor da Diretoria Regional de Educação (DRE), tem a missão de promover ações da Educação Especial sob a ótica da Educação Inclusiva. Reconhecendo o meritório trabalho realizado pelo CEI Santa Luzia, unidade do Programa Jaguaré Caminhos, ao longo de 2023 e 2024, o CEFAI estabeleceu uma parceria que permitiu uma imersão nas práticas exemplares da instituição.
O CEI Santa Luzia, reconhecido na comunidade como um ambiente acolhedor, destaca-se pelo compromisso com o bem-estar das crianças e suas famílias, evidenciado por uma postura atenta e uma escuta ativa. Com o intuito de disseminar as boas práticas do trabalho de acolhimento às famílias, as práticas pedagógicas inclusivas e o acompanhamento articulado com a saúde, que garantem um atendimento de excelência às crianças com deficiência, o CEFAI convidou o CEI Santa Luzia para partilhar sua experiência e o Case de Sucesso no processo de acolhimento e desenvolvimento de uma criança com cardiopatia com outros CEIs da prefeitura de São Paulo, durante o evento.
No decorrer do evento, diversos temas foram abordados, incluindo relatos de práticas na perspectiva da inclusão por parte dos CEIs convidados, uma formação conduzida por nutricionistas da prefeitura (CODAE – Coordenadoria de Alimentação Escolar) sobre seletividade alimentar, e práticas pedagógicas direcionadas a bebês e crianças com TEA, tema este apresentado pelo CEFAI.
Em depoimento, Sonádia, diretora do CEI Santa Luzia, expressou: “A apresentação foi um momento riquíssimo e de extrema importância para nós, pois além de compartilharmos nosso trabalho, pudemos trocar saberes e experiências com outros pesquisadores da Educação Infantil”.
Com uma equipe de 29 colaboradores, o CEI Santa Luzia atende 120 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. Seu compromisso diário reforça a importância da parceria entre escola e família no processo de aprendizagem das crianças, proporcionando um horizonte promissor para todos os envolvidos – crianças, famílias e equipe escolar.