Curso Pré-Vestibular Solidário do Colégio Dom Amando impacta a vida de famílias de Santarém

Projeto soma 21 anos de atuação e já impactou a vida de 800 alunos ao longo desse período

Projeto soma 21 anos de atuação e já impactou a vida de 800 alunos ao longo desse período

Reprodução: Colégio Dom Amando

O Colégio Dom Amando, que neste ano completa 80 anos educando gerações, em Santarém-PA, desenvolve projetos sociais como o Curso Pré-Vestibular Solidário, que transforma positivamente a vida de jovens e adultos há 21 anos. Nesse período, de 2002 a 2023, foram atendidos mais de 800 alunos com um número de 550 aprovações em diversas áreas do conhecimento como: saúde, educação, humanas e exatas.

O Curso Pré-Vestibular Solidário é uma iniciativa da Congregação de Santa Cruz, mantenedora do Colégio Dom Amando, e tem como objetivo ajudar estudantes de escolas públicas a estarem mais preparados para as provas dos vestibulares e, assim, ingressarem nas melhores universidades públicas do Brasil.

Nesse período, o projeto já atendeu centenas de alunos que estão concluindo o Ensino Médio nas escolas estaduais parceiras. Trata-se do único cursinho preparatório gratuito na cidade, o que explica a grande procura por vagas, sobretudo por alunos de famílias de baixa renda.

O cursinho Pré-vestibular Solidário iniciou suas atividades de 2023 com uma aula inaugural, na última quinta-feira, 26/01, no auditório do Colégio Dom Amando com muitas dinâmicas, apresentações e oração. No evento, o diretor do CDA, professor Fernando Frozza, apresentou aos alunos o caráter missionário da Congregação de Santa Cruz acerca dos princípios: conhecimento, solidariedade, disciplina e amor ao próximo.

Este ano foram ofertadas 40 vagas para uma turma extensiva anual, com aulas todas as noites, de segunda a sexta-feira. 

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Francisca Maia, “as expectativas quanto aos trabalhos visando ao vestibular de 2023 são as melhores possíveis, pois nós oportunizamos para os jovens muito além de um preparatório para vestibulares e ENEM com conteúdo programático obrigatório, mas proporcionamos também espaços de reflexão sobre a adolescência, a família e vida”.

As aulas são ministradas de forma voluntária por professores do próprio colégio e de cursinhos particulares da cidade, sendo importante ressaltar que ex-alunos do Pré-Vestibular Solidário que se tornaram professores, reconhecem a grandeza da iniciativa e retornam como voluntários para ministrar aulas.

Os alunos atendidos pelo projeto, além de inseridos nas programações culturais realizadas pelo Colégio Dom Amando, também contam com os serviços de orientação vocacional, visando a uma acertada escolha profissional.  Essa iniciativa é muito importante para a Congregação de Santa Cruz e o Colégio Dom Amando, pois consolida, na prática, seu papel filantrópico e educacional na missão de promover a formação integral do ser humano, na busca de um mundo mais justo, fraterno e sustentável.

Compartilhe o texto

Posts Relacionados