Coordenação Geral de Serviço Social promove Webnar sobre a missão de Santa Cruz

Em 26 de outubro, Lilian A. Bughi, coordenadora geral de Serviço Social da Mantenedora da Congregação de Santa Cruz, promoveu a 5ª. Webnar do grupo de assistentes sociais das unidades educacionais e sociais mantidas pela Congregação, abordando o importante tema “A missão e o carisma dos Assistentes Sociais de Santa Cruz”.

Evento, em sua 5ª. Edição, incentiva reflexão sobre a Missão de Santa Cruz no Brasil

Reprodução

Em 26 de outubro, Lilian A. Bughi, coordenadora geral de Serviço Social da Mantenedora da Congregação de Santa Cruz, promoveu a 5ª. Webnar do grupo de assistentes sociais das unidades educacionais e sociais mantidas pela Congregação, abordando o importante tema “A missão e o carisma dos Assistentes Sociais de Santa Cruz”. Aproveitando o mês dedicado às Missões, a reflexão favoreceu a articulação das dimensões teórico metodológicas, ético-política e técnico-operativa do Serviço Social como profissão, dando destaque à Missão e ao Carisma da instituição.

Os eventos têm como proposta discutir temáticas, em que o fazer educativo se concretiza nas interfaces entre a Educação, o Serviço Social e as ações Pastorais. Foram conduzidos por talentos profissionais destacados entre os colaboradores da CSC. Na sua 5ª. Edição, a temática discutida relacionou a Missão em sua essência e o papel dos assistentes sociais nas unidades da Congregação.

Convidado, o Irmão Ronaldo A. Almeida, Presidente da organização e Superior do distrito Brasil da Congregação de Santa Cruz, não apenas se fez presente, mas deixou uma significativa homenagem ao grupo:  “Foi um importante momento para ouvir sobre a missão e o carisma dos Assistentes Sociais de Santa Cruz, bem como para escutar os vários relatos que as motivaram a cursar Serviço Social, destacando o desejo de ajudar ao próximo, de fazer a diferença na sociedade”. Irmão Ronaldo, a seguir, compartilhou trecho da Constituição da Congregação de Santa Cruz, que esclarece: “A missão não é simples, pois os tipos de pobreza que teremos de aliviar não são simples. Há uma cadeia de privilégios, de preconceitos e poderes tão generalizados na sociedade que muitas vezes nem os opressores nem as vítimas têm consciência deles…. O nosso zelo pela dignidade de todos os homens, filhos queridos de Deus, nos leva a ocupar-nos com as vítimas de todo tipo de sofrimento: preconceito, fome, guerra, ignorância, infidelidade, vício e calamidade natural. ”

À luz dessa valorosa reflexão, Lilian incentivou o grupo a perseverar em sua opção missionária, em favor de tantos desprivilegiados que vivem este difícil momento da história do país, agradecendo a partilha, o zelo, o sentido de pertença e comprometimento para com a Missão da Congregação de Santa Cruz, que tornaram possível nossa trajetória de mais de 77 anos de missão em terras brasileiras. Que o nosso fundador – Pe. Basílio Moreau, interceda por todos nós para que continuemos firmes na missão a nós confiada, na certeza de que juntos somos mais fortes!

Compartilhe o texto

Posts Relacionados