Em novembro de 2024, a Congregação de Santa Cruz lançou sua Política de Prevenção e Enfrentamento às Violências no Ambiente Escolar. A iniciativa visa a criar um ambiente seguro e acolhedor, promovendo valores como respeito, empatia e responsabilidade na comunidade educativa.
Alinhada à Lei 14.811/2024, que criminaliza agressões como bullying e cyberbullying, a Congregação busca conscientizar alunos e colaboradores, implementando projetos educativos que priorizam o desenvolvimento emocional e social dos estudantes, além de fomentar um clima escolar saudável.
Essa nova política destaca a importância da proteção dos direitos das crianças, conforme estabelecido pela Declaração Universal dos Direitos das Crianças e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Mais do que um documento formal, é um compromisso contínuo com a promoção de um ambiente escolar positivo, que minimiza os efeitos negativos da violência.
A Congregação de Santa Cruz reforça seu papel na formação de cidadãos conscientes, prontos para enfrentar os desafios do presente e construir um futuro mais justo e pacífico. Essa iniciativa fortalece a missão educativa da Congregação e a coloca como referência no combate à violência escolar.
Acesse aqui a Política de Prevenção e Enfrentamento às Violências no Ambiente Escolar