Colégio Notre Dame realiza o 1º. Simpósio de Educação de Santa Cruz

Educadores reúnem-se para partilhar experiências e reflexões sobre a arte de educar

No último sábado, 5 de agosto, educadores do Colégio Notre Dame, unidade educacional mantida pela Congregação de Santa Cruz, participaram do 1º. Simpósio de Educação de Santa Cruz. A atividade foi organizada pela equipe diretiva do Colégio com o valoroso propósito de abrir o semestre letivo incentivando a partilha de boas práticas educacionais entre educadores que se unem em torno da mesma missão: educar mentes e corações.

Na abertura do evento, os educadores, conduzidos pelo religioso por todos conhecido como Irmão Junior,  invocaram a intercessão do fundador da Congregação, Beato Basílio Moreau, para que nos sejam concedidas inspiração, consolação e força em torno da missão que nos congrega. A seguir, Irmão Ronaldo Almeida, CSC, Superior do Distrito do Brasil, enalteceu a iniciativa de promover o Simpósio e agradeceu a presença e atuação dos educadores da comunidade Notre Dame. Também a Prof. Márcia Savioli, coordenadora geral educacional da Congregação de Santa Cruz no Brasil, proferiu algumas palavras de agradecimento, convidando os educadores a permanecerem fortes no propósito de formar, com excelência, cidadãos para o mundo de hoje e do futuro.

Concluindo as falas de abertura, o Prof. Lorenço Jungklaus, diretor do Colégio Notre Dame, (re)afirmou a importância do evento, desejo há muito consolidado entre os membros da comunidade educativa que finalmente tornou-se realidade e, de imediato, introduziu um convidado muito especial, o Irmão John R. Paige, CSC, que proferiu a palestra magna do encontro, intitulada “ Sendo um Educador de Santa Cruz e Sendo uma Escola de Santa Cruz: Conselhos do Beato Basile Anthony Mary Moreau”. Irmão Paige, religioso com mais de 40 anos de vivência internacional como educador de Santa Cruz hoje atua no King’s College, na Pensilvânia, EUA.

As palavras do Irmão Paige tocaram as mentes e os corações de todos os presentes, especialmente quando focaram as virtudes  que determinam a essência do educador de Santa Cruz. A palestra magna ofereceu, de modo brilhante, o contexto perfeito para a partilha de experiências educacionais desenvolvidas no Colégio, em comunicações organizadas em dez salas temáticas, nomeadas com os pilares e dimensões que sustentam a educação de Santa Cruz.

Foi uma manhã de enriquecimento pessoal e profissional, valorizando a postura de nos colocarmos como aprendizes permanentes e fortalecendo o compromisso de todos em favor da missão de educar, com excelência, mentes e corações.

Compartilhe o texto

Posts Relacionados