Campanha da Fraternidade 2024 discute sobre fraternidade e amizade social

A campanha está em sua 60ª edição e convida à reflexão sobre a busca da união e fraternidade em meio aos desafios contemporâneos

O ano de 2024 marca o 60º aniversário da mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. Este ano, com base na Encíclica “Fratelli Tutti” do Papa Francisco, a Campanha da Fraternidade (CF) de 2024, leva o tema Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). As escolhas foram feitas, em novembro de 2022, pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A CF, integrada à jornada penitencial da Igreja, propõe, durante a Quaresma deste ano, um apelo à conversão para a amizade social e ao reconhecimento do desejo divino de que todos sejam irmãos e irmãs.

Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, destaca que o tema e o lema da CF 2024 refletem o desejo do episcopado brasileiro de fomentar a fraternidade como resposta ao cenário de divisão, ódio, conflitos e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e global.

No que se refere ao cartaz da campanha, a comunidade é simbolizada por uma casa, um espaço de acolhimento e partilha de alimento e vida. Ao redor de uma mesa, encontram-se figuras de diferentes etnias e idades, representando a amizade de Deus com a humanidade. A celebração da fé ao redor de uma mesa, em que se fazem notáveis pão, vinho e sentimento de fraternidade, é o principal símbolo da comunidade. As janelas abertas simbolizam uma casa receptiva aos desafios do mundo e da realidade. A imagem, em seu conjunto, e, em especial, os alimentos dispostos à mesa remetem ao simbolismo expresso nas refeições conduzidas por Jesus Cristo.

O Papa Francisco, apoiado em sua bengala, ocupa o centro da cena, demonstrando que, apesar de suas limitações, ele propõe, ao mundo e por meio da Encíclica “Fratelli Tutti”, a amizade social, evidenciando que esse é um caminho essencial para assegurar a convivência harmoniosa e a sobrevivência de todos os seres humanos. Ainda na imagem, Francisco empunha a cruz de Dom Helder Câmara, recordando as semelhanças entre dois homens de fé que tanto contribuíram e contribuem até hoje para a história da Igreja no Brasil e no mundo. O cartaz também convida os fiéis a participarem ativamente da Campanha da Fraternidade, que se estende até 24 de março de 2024, quando se comemora o Domingo de Ramos.

Compartilhe o texto

Posts Relacionados