Equipe do Colégio foi a única representante da cidade de Santarém na Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A)
Estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Dom Amando, que tem como mantenedora a Congregação de Santa Cruz, foram medalhistas de prata na categoria de grupo da Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), organizada pela Unicamp. A equipe de alunos do Colégio foi a única representante medalhista de Santarém na competição nacional e, no Pará, apenas outros seis times conquistaram o objetivo na modalidade. A competição é realizada pela Unicamp com apoio da CNPq, da Associação Nacional de História (Anpuh), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.
A ONHB-A busca ampliar o acesso ao conhecimento sobre a História do Brasil a estudantes e a um público que não está, necessariamente, vinculado ao ambiente escolar por meio de conteúdos oferecidos na versão original da Olimpíada. A competição prevê três fases com cinco questões de múltipla escolha e uma tarefa. A quarta etapa traz uma tarefa principal e diferenciada. Cada um dos estágios tem duração de uma semana cada, período que pode ser usado pelos participantes para pesquisa em livros e internet, debates e busca por referências bibliográficas.
Ao todo, 660 equipes e participantes de todo o país disputaram medalhas de ouro, prata e bronze nas modalidades individual, grupo, escolar pública e escolar privada. A professora de história do Colégio Dom Amando, Thielly Pastana, exaltou o feito dos alunos. “Alcançar o resultado que eles alcançaram é de fato um feito incrível. Ficaram entre as melhores do Estado e a única equipe premiada em Santarém”, afirmou. “O que mais me impacta é que são alunos do 8º ano, que se disponibilizaram sem nada em troca a participar de algo que requer esforço, estudo e dedicação deles. Isso me enche de orgulho! Acho que estamos no caminho certo. São alunos que não se limitam a ‘estudar’ para tirar nota, mas sim pelo incentivo ao conhecimento”, concluiu a professora.
O Colégio Dom Amando incentiva seus estudantes a participarem de atividades que desenvolvam a busca pelo aprimoramento acadêmico, em consonância com os objetivos das escolas de Santa Cruz no Brasil.