Ação faz parte do Projeto Direitos Humanos com foco em questões relacionadas ao Direito à Cidade
Os alunos da Fase 2 do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Santa Cruz, que tem como mantenedora a Congregação de Santa Cruz, produziram lambe-lambes como parte da Projeto Direitos Humanos. As peças estão espalhadas pelos corredores do prédio frequentado por estudantes do Fundamental 2 e dos Cursos Noturnos.
O projeto, que envolve as disciplinas de Arte e Geografia, está na última etapa. Nela, os alunos se dedicaram às questões relacionadas ao Direito à Cidade, como foco no direito à Liberdade de Expressão. Partindo da pergunta “A Cidade é Nossa?”, os estudantes fizeram leituras de imagens, textos e vídeos nos quais a população, majoritariamente periférica, estuda, discute, promove e defende a ocupação poética da cidade por meio da arte e da poesia.
“O resultado de tudo isso foi a ocupação de lambe-lambes na escola, como projeto comunicativo que mostra a potência poética de todo percurso – a criação individual se expande ao se tornar uma ação coletiva e as vozes se enredam lançando ecos no espaço”, afirma a professora de Arte do EJA, Betania Dias Galas.