Ao longo do mês, Comissão para a Animação Bíblico-Catequética propõe estudo do livro de Josué e de seu lema
Em setembro, a Igreja Católica no Brasil celebra o Mês da Bíblia. A data foi escolhida pelos Bispos do Brasil em função da festa realizada no dia 30, em
Honra a São Jerônimo, secretário do Papa Dâmaso, responsável por revisar a tradução latina da Sagrada Escritura. A celebração nos convida a conhecer mais profundamente a Palavra de Deus e, anualmente, escolhe um dos livros da Bíblia para realizar esse estudo. Em 2022, o livro escolhido pela Comissão para Animação Bíblico-Catequética foi o de Josué.
Além de seu livro, o lema de Josué, “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (JS 1,9) também será estudado. “Foi preciso selecionar aqueles capítulos com mais densidade e afinidade temática para animar a fé dos homens e mulheres que hoje contam com a Palavra da Escritura para crer que Deus sempre esteve próximo dos seus eleitos”, afirma o presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo.
O texto-base será dividido em duas partes, e trará uma visão panorâmica do Livro de Josué, com uma reflexão sobre quatro textos específicos. Segundo o autor do texto, padre Antônio Carlos Frizzo, a intenção é aproximar o leitor da jornada de Josué pela posse da terra prometida. O texto-base, assim como os encontros bíblicos para o Mês da Bíblia, já estão disponíveis para venda no site da editora da CNBB, a Edições CNBB. O material indica roteiros celebrativos que conduzirão pelos passos do povo de Israel rumo à Terra Prometida.
“Faço votos de que o estudo do texto-base leve o leitor ao Livro de Josué e perceba que Deus nunca deixa sem respostas as pessoas e comunidades que a Ele se confundem”, finaliza o bispo.