Estudantes do 8º ano criaram releituras da obra “Criança Morta”, de Cândido Portinari
Durante as aulas de Artes Visuais, alunos do 8º ano do Colégio Notre Dame Campinas, que tem como mantenedora a Congregação de Santa Cruz, produziram releituras do quadro “Criança Morta”, do artista modernista brasileiro Cândido Portinari,trazendo o trabalho do pintor para um contexto atual.
Os estudantes estudaram os aspectos formais, temáticos e estilísticos da obra, assim como a valorização do artista, com uma abordagem social em suas produções, e foram desafiados a criar um novo contexto para o quadro, com a problematização: em que situação uma família poderia estar hoje em dia “carregando sua criança morta nos braços”?
Para o trabalho, a “criança morta” poderia ser retratada de forma literal ou figurativa nas criações. Os temas levantados espontaneamente pelos alunos foram diversos, e abordaram desde o impacto social mais coletivo, como problemas ambientais, crise na saúde e na educação pública, conflitos mundiais, violência e infraestrutura, até situações individuais, como o abuso de medicamentos, pressão das mídias sociais, depressão e outros.
Feitas as releituras, as crianças foram convidadas a participar de um concurso com as obras produzidas, que deveriam trazer o trabalho do pintor para um contexto atual. Alinhado com a Base Nacional Comum Curricular, esse concurso permitiu que os alunos exercitassem as dimensões do conhecimento artístico, como a reflexão e a estesia, que é a articulação que pretende unir a sensibilidade e a percepção da Arte como uma forma de conhecer a si mesmo, ao outro e ao mundo.