A Congregação de Santa Cruz participou, mais uma vez, do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE), realizado em 2025, reafirmando seu compromisso com o aprimoramento da gestão no Terceiro Setor. Representando a Congregação, a Coordenadora Geral Social, Lilian Alves Bughi, esteve presente no encontro, que reuniu especialistas e representantes de organizações sociais do Brasil e do exterior.
Desde 2014, o FIFE é promovido pela Rede Filantropia e se consolidou como um dos principais espaços de diálogo e formação sobre os desafios e tendências que impactam o cotidiano das organizações da sociedade civil. Durante os quatro dias de programação, os participantes tiveram acesso a uma ampla variedade de temas essenciais, como captação de recursos, contabilidade, legislação, comunicação, voluntariado, tecnologia, sustentabilidade e assistência social.
A participação da Congregação de Santa Cruz no FIFE 2025 proporcionou importantes reflexões e novos conhecimentos para o fortalecimento institucional. Como destacou Lilian Bughi: “A missão e o propósito são fundamentais, mas não são suficientes para assegurar a sustentabilidade organizacional. É preciso investir em práticas eficazes de governança e gestão, e a Congregação de Santa Cruz tem atuado em crescente aprimoramento, zelando da perenidade e sustentabilidade das obras de forma transparente e ética.”
O uso de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, também chamou a atenção de Adriana Tuono, gestora do Projeto Meninas em Campo, mantido pela Congregação. “No caso da Congregação e do Meninas em Campo, sinto que temos uma base muito sólida – nossa história, nossos valores, nossos processos bem organizados – e isso nos dá tranquilidade para trazer a tecnologia pra perto, usando-a a nosso favor sem perder aquilo que nos torna únicos”, afirmou.
Com uma trajetória de compromisso social e evangelizador, a Congregação de Santa Cruz tem implantado diversas estratégias para alcançar seus objetivos estratégicos com excelência. A troca de experiências e o acesso às inovações apresentadas no FIFE contribuem significativamente para a qualificação das ações desenvolvidas pelas unidades da Congregação.
Além do aprendizado, o encontro também foi uma oportunidade para ampliar redes de parceria e colaboração com outras instituições que compartilham da mesma missão: transformar realidades por meio de um trabalho social sério, ético e comprometido.