Na manhã de 16 de abril, os Religiosos da Congregação de Santa Cruz, Ir. Ginaldo Rodrigues dos Santos, CSC e Pe. José Paim, CSC, foram agraciados com o título de Cidadão Honorário do município de Paudalho-PE. A honraria foi concedida por indicação do vereador Júnior Dona, durante sessão solene na Câmara Municipal, com a presença de todos os vereadores e uma expressiva participação da comunidade local.
A cerimônia contou com a presença dos demais Religiosos da Congregação de Santa Cruz atuantes na região — Ir. Alberto Bentes, CSC; Pe. José Soares, CSC e Pe. Laudeni Ramos, CSC —, além de paroquianos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, educadores dos projetos sociais, conselheiros municipais e representantes da população em geral.
A homenagem reflete o reconhecimento público pelo trabalho missionário desenvolvido pela Congregação de Santa Cruz no município desde 2017, especialmente por meio das unidades sociais PESC (Projeto Educacional Santa Cruz) e CESSC (Centro Socioeducativo Santa Cruz), que promovem inclusão, educação, formação cidadã e desenvolvimento humano integral para crianças, adolescentes, adultos e famílias em situação de vulnerabilidade.
A atuação da Congregação também se faz presente na dimensão pastoral e evangelizadora, por meio da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A então área pastoral foi inicialmente estabelecida para atender às necessidades espirituais da comunidade de Guadalajara, região rural do município. A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, promovida pelos salesianos e reforçada pela espiritualidade da Congregação de Santa Cruz, ganhou força na comunidade, que já tinha uma forte tradição mariana. Em 24 de maio de 2024, coincidindo com a festa litúrgica de Nossa Senhora Auxiliadora, a comunidade foi oficialmente elevada à condição de paróquia.
Essa honraria celebra não apenas os religiosos homenageados, mas toda a presença da Congregação de Santa Cruz em Paudalho, marcada pelo compromisso com a dignidade humana, a educação libertadora e o serviço ao povo de Deus, especialmente aos mais pobres e esquecidos. Como ensina o carisma da Congregação, é por meio da cruz que chegamos à esperança.