Congregação de Santa Cruz se une em oração pelo descanso eterno do Papa Francisco

Papa Francisco faz sua Páscoa aos 88 anos; Congregação de Santa Cruz presta homenagem ao seu legado de misericórdia e justiça

A Congregação de Santa Cruz une-se à Igreja Católica e ao mundo para expressar profunda tristeza pelo falecimento do Papa Francisco, ocorrido na segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, no Vaticano. Jorge Mario Bergoglio, jesuíta e o primeiro papa latino-americano, retornou à casa do Pai às 7h35 (horário de Roma), deixando um legado transformador após 12 anos de pontificado. 

“Nós, da Congregação da Santa Cruz, nos unimos a toda a Igreja, e na verdade a todo o mundo, no luto pela morte do Papa Francisco”, afirmou o Superior Geral da Congregação de Santa Cruz, Ir. Paul Bednarczyk, CSC. “Ao celebrarmos a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo neste tempo pascal, celebremos também a entrada na vida eterna do nosso amado Papa Francisco.” 

Papa Francisco inspirou milhões com sua humildade, proximidade com os fiéis e coragem para abordar questões sociais e eclesiais complexas. Sua ênfase na misericórdia, no cuidado com os pobres e marginalizados e na promoção da paz ressoa profundamente com a missão da Congregação de Santa Cruz, que tem por essência a educação de mentes e corações para a construção de um mundo justo e fraterno. Durante seus 12 anos à frente da Igreja Universal, houve inúmeras conexões, interações e colaborações entre o Santo Padre e a Congregação, cujos temas de pontificado alinham-se à espiritualidade esperançosa e às prioridades missionárias de educar na fé e servir, com opção preferencial pelos pobres. 

Em agradecimento por sua liderança pastoral, Ir. Paul Bednarczyk conclamou “todos os membros e comunidades da Congregação da Santa Cruz a honrarem a memória do Santo Padre com suas orações e missas. Que a alma do Papa Francisco e de todos os nossos fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descanse em paz!” Assim, a Congregação convida seus membros e comunidades a se unirem em oração durante o período de luto, conhecido como Sede Vacante

O corpo do Papa Francisco será trasladado para a Basílica de São Pedro na quarta-feira, 23 de abril, para homenagens dos fiéis, e seu funeral está marcado para sábado, 26 de abril, às 5h (horário de Brasília). Será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, conforme seu desejo expresso. 

Enquanto a Igreja se prepara para o conclave que elegerá o próximo pontífice, a Congregação de Santa Cruz renova seu compromisso de viver o carisma de seu fundador, Beato Basílio Moreau, inspirada pelo testemunho de Francisco. Que sua alma descanse na paz do Senhor! 

Compartilhe o texto

Posts Relacionados