1º Encontro Sul-Americano de Escolas de Santa Cruz reúne Educadores do Brasil, Chile e Peru

Educadores compartilharam experiências e fortaleceram laços em busca de uma educação inclusiva e transformadora.

Nos dias 1 e 2 de outubro, realizou-se o 1º Encontro Sul-Americano de Escolas de Santa Cruz, em sessões virtuais sobre experiências significativas desenvolvidas nas escolas de Santa Cruz do Brasil, Chile e Peru, planejadas em convergência com a missão da Congregação de Santa Cruz.

A primeira edição do Encontro ocorreu em 2021, pensado como uma maneira de aproximar as unidades educacionais do Chile e do Brasil, além de melhor prepará-las para o enfrentamento dos desafios presentes naqueles (ainda) tão difíceis tempos de pandemia. Nesta edição de 2024, pudemos contar também com a prestigiosa participação dos educadores que atuam no Colegio Fé y Alegría 25, no Peru.

Assim, seis colégios participaram do encontro: Colégio Dom Amando, Colégio Santa Cruz e Colégio Notre Dame (Brasil); St. George College e Colegio N.S. de Andacollo (Chile); e Colegio Fé y Alegría 25 (Peru). Demonstrando zelo e generosidade na partilha dos conhecimentos construídos, as escolas destacaram-se pela excelência, potência e vigor evidenciados nos projetos apresentados.

Temas amplos e de grande valor formativo e inspirador foram trazidos à luz, acompanhados de referências sobre o envolvimento da comunidade escolar e seu compromisso com a formação de uma sociedade digna e igualitária, como define a missão de Santa Cruz. Entre eles: ecologia integral, inclusão, formação de educadores, cuidado com o outro, preservação cultural, estudos do meio, entre outros. Muitas foram as reflexões provocadas, e todos aprenderam e ensinaram por meio de uma frutífera aproximação e valioso intercâmbio entre escolas do Brasil, Chile e Peru.

Que novas edições possam vir e fortalecer, entre educadores, o modo Santa Cruz de educar, para seguir, em espírito de família e confiantes na esperança que brota da fé cristã, construindo respeito e educando mentes e corações, como ensinou o fundador, Pe. Moreau!

Compartilhe o texto

Posts Relacionados