Amados irmãos, amadas irmãs, hoje com toda a Igreja, nos colocamos em profundo estado de vigilância à espera do “luzeiro” que nascerá e iluminará a humanidade. De fato, a luz que iluminará todas as nações está prestes a brilhar, como predisse o profeta Isaías 62, 1-5. Com efeito, brilhe para sempre a luz e a justiça “como uma tocha, a salvação” (v.1). Contudo, a luz que outrora permanecia em segredo, agora, todos as nações verão o esplendor da sua glória (v.1-5).
Em ação de graças à palavra do Senhor canta o salmista (Sl 88 (89): “Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor”. Pois somente o amor pode nos salvar e nos libertar das trevas do pecado e da ignorância. Somente o amor do nosso Deus é capaz de saciar a nossa existência.
Segundo o livro dos Atos dos apóstolos 13,16-17.2-25 – O Apóstolo Paulo, grande pregador da palavra de Deus, em alta voz diz que: “O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito, e de lá os tirou com braço poderoso” (v.17). “Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Isabel um salvador, que é Jesus. Portanto, foi por meio deste povo que o Senhor Deus, rico em misericórdia, suscitou o rei Davi da casa de Jessé que deu testemunho do seu nome e do seu poder. Da descendência de Davi, Deus fez surgir a verdadeira luz que irradiou a chama do verdadeiro amor, Jesus Cristo.
No Santo Evangelho de hoje (Mt 1,1-25 ou 18-25) narra a origem de Jesus Cristo. Quis Deus que o seu Filho nascesse por meio de uma mulher de nome Maria. Uma jovem pura que havia sido prometida em casamento a José. Por graça de Deus e por obra do Espírito Santo, Maria gerou o verbo da vida em seu ventre, “bendita entre todas as mulheres” seja a virgem Maria por conceber esta tão grande graça, ser a mãe do Salvador do mundo.
Portanto, Maria e José permaneceram justos diante de Deus, porque o Senhor fez grandes maravilhas e fez cumprir as suas promessas feitas ao rei Davi, que seu Filho governará para sempre todas as nações, Jesus Cristo. Amém.