O Domingo: 1º Domingo da Quaresma

[vc_row][vc_column][vc_tta_tabs style=”outline” color=”purple” active_section=”1″ no_fill_content_area=”true”][vc_tta_section title=”1ª Leitura” tab_id=”1620746022657-fc102e11-ad02″][vc_column_text]

Leitura do Livro do Deuteronômio 26,4-10

Assim Moisés falou ao povo:
4O sacerdote receberá de tuas mãos a cesta
e a colocará diante do altar do Senhor teu Deus.
5Dirás, então, na presença do Senhor teu Deus:
‘Meu pai era um arameu errante,
que desceu ao Egito com um punhado de gente
e ali viveu como estrangeiro.
Ali se tornou um povo grande, forte e numeroso.
6Os egípcios nos maltrataram e oprimiram,
impondo-nos uma dura escravidão.
7Clamamos, então, ao Senhor, o Deus de nossos pais,
e o Senhor ouviu a nossa voz e viu a nossa opressão,
a nossa miséria e a nossa angústia.
8E o Senhor nos tirou do Egito
com mão poderosa e braço estendido,
no meio de grande pavor, com sinais e prodígios.
9E conduziu-nos a este lugar
e nos deu esta terra, onde corre leite e mel.
10Por isso, agora trago os primeiros frutos da terra
que tu me deste, Senhor’.
Depois de colocados os frutos
diante do Senhor teu Deus,
tu te inclinarás em adoração diante dele.
Palavra do Senhor.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Salmo” tab_id=”1620746022657-a1f0170a-a231″][vc_column_text]

Salmo – Sl 90,1-2.10-11.12-13.14-15 (R. cf.15b)

R. Em minhas dores, ó Senhor, permanecei junto de mim!

1Quem habita ao abrigo do Altíssimo*
e vive à sombra do Senhor onipotente,
2diz ao Senhor: ‘Sois meu refúgio e proteçóo,*
sois o meu Deus, no qual confio inteiramente’. R.

10Nenhum mal há de chegar perto de ti,*
nem a desgraça baterá à tua porta;
11pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos*
para em todos os caminhos te guardarem. R.

12Haverão de te levar em suas mãos,*
para o teu pé não se ferir nalguma pedra.
13Passarás por sobre cobras e serpentes,*
pisarás sobre leões e outras feras. R.

14‘Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo*
e protegê-lo, pois meu nome ele conhece.
15Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo,*
e a seu lado eu estarei em suas dores. R.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”2ª Leitura” tab_id=”1620753568383-884cfde5-0e60″][vc_column_text]

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 10,8-13

Irmãos:
8O que diz a Escritura?
– ‘A palavra está perto de ti,
em tua boca e em teu coração’.
Essa palavra é a palavra da fé, que nós pregamos.
9Se, pois, com tua boca confessares Jesus como Senhor
e, no teu coração,
creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
10É crendo no coração que se alcança a justiça
e é confessando a fé com a boca
que se consegue a salvação.
11Pois a Escritura diz:
‘Todo aquele que nele crer não ficará confundido’.
12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego;
todos têm o mesmo Senhor,
que é generoso para com todos os que o invocam.
13De fato,
todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo.
Palavra do Senhor.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Evangelho” tab_id=”1620753579069-0bafe1f7-fd57″][vc_column_text]

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 4,1-13

Naquele tempo:
1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão,
e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito.
2Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias.
Não comeu nada naqueles dias
e depois disso, sentiu fome.
3O diabo disse, então, a Jesus:
‘Se és Filho de Deus,
manda que esta pedra se mude em pão.’
4Jesus respondeu: ‘A Escritura diz:
‘Não só de pão vive o homem’.’
5O diabo levou Jesus para o alto,
mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo
6e lhe disse:
‘Eu te darei todo este poder e toda a sua glória,
porque tudo isso foi entregue a mim
e posso dá-lo a quem eu quiser.
7Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração,
tudo isso será teu.’
8Jesus respondeu: ‘A Escritura diz:
‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’.’
9Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém,
colocou-o sobre a parte mais alta do Templo,
e lhe disse: ‘Se és Filho de Deus,
atira-te daqui abaixo!
10Porque a Escritura diz:
Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito,
que te guardem com cuidado!’
11E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos,
para que não tropeces em alguma pedra’.’
12Jesus, porém, respondeu: ‘A Escritura diz:
‘Não tentarás o Senhor teu Deus’.’
13Terminada toda a tentação,
o diabo afastou-se de Jesus,
para retornar no tempo oportuno.
Palavra da Salvação.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Reflexão Pe. Lourenço” tab_id=”1646395225082-47e07af6-5795″][vc_column_text]Todos os anos o povo Hebreu preparava uma cesta cheia de produtos da terra reconquistada, onde corre leite e mel. Era um ato de agradecimento a Deus e a Moisés pela libertação da longa escravidão sofrida no Egito. Alguém então pergunta: “o que isso tem a ver com a nossa Quaresma?”. É o seguinte: Abraão foi convidado por Deus para refazer uma nova nação, baseada no direito e na justiça, e nós, na Quaresma, somos convidados também a refazer nossa vida, no direito e na justiça. Na Quaresma devemos nos libertar de vícios e maus hábitos a fim de convivermos melhor com todo mundo. Com espírito comunitário economizar, água, usar máscara e ter paciência para evitar aglomeração por causa da Ô-Micron.

Por sermos dotados de livre arbítrio, seremos sempre tentados a agir contra o bem comum ou ainda contra o nosso próprio bem. Não somos programados. Temos que fazer boas escolhas todos os dias e, para isso, é preciso saber lidar com as tentações. Até Jesus foi tentado! Porém, nós caímos na tentação, enquanto Jesus não. Todo tipo de tentação é sempre uma ocasião de provar onde está nosso amor maior.

Antes de iniciar sua missão, Jesus se retirou no deserto durante 40 dias rezando e jejuando a fim de conhecer melhor a vontade do Pai no exercício de sua missão libertadora. Ele teve fome e foi tentado a satisfazer a sua fome e a do povo também transformando pedras em pães. Em resumo, Jesus foi tentando a satisfazer as necessidades físicas suas e as das pessoas carentes de bens materiais. Em outras palavras, solucionar o problema da pobreza pelo assistencialismo.

A tentação seguinte foi a de dominar todos os povos com seu poder divino. O que, de fato, a maioria dos judeus esperava. Ter um rei poderoso governando teocraticamente, ou melhor dizendo, usando de paternalismo humilhante, infantilizando o povo ao invés de achar-lhe emprego que garantisse sua sustentação. Talvez seja a tentação atual dos chefes das nações querendo demonstrar ajuda através de doações.

Jesus foi tentando também pela fama e prestígio, fazendo milagres e prodígios, para ser admirado por todos. A tentação do espetáculo pelo espetáculo é a tentação de muitos dos nossos contemporâneos. A fama é satisfação pessoal e passageira. A procura narcisista da fama não transforma a vida dos outros. A fama de uns poucos pode até inferiorizar muitos outros. Jesus afastou o espírito diabólico que o atormentava dizendo: “A Escritura diz: ‘Não tente o Senhor teu Deus”.

Hoje, muita gente passa por tentações bastante semelhantes às que jesus passou:

A 1ª é a tentação dos bens materiais. Hoje é chamada de consumismo. A pessoa nunca é satisfeita, sempre procurando novos prazeres e mais dinheiro. Os bens espirituais como o amor, a beleza, a estética, a música, os conhecimentos, as artes, as ciências têm muito mais valor do que os bens materiais. O homem não vive só de pão, mas de tudo que nutre sua mente, seu espírito. A tentação do prazer leva à satisfação do corpo, não do espírito.

A 2ª tentação em nosso tempo é ser muito importante através da ganância, o desejo de ficar poderoso acumulando dinheiro, orgulhando-se de ter muito mais do que os outros têm, desperdiçando, gastando à toa. É a tentação da soberba, por ter conquistado um lugar de superioridade pela posse, humilhando os pobres. A tentação de ser mais importante não pela cultura, mas pela riqueza e pelos privilégios de poder passar na frente dos outros.

A 3ª tentação na mentalidade pós-moderna é o aparecer, adorar ser bajulado(a), membro da sociedade dos famosos pelo menos por um dia. A pessoa narcisista passa o tempo olhando para si mesma. Ela mira-se no espelho o tempo todo, procurando ser sempre mais valorizada pela sua aparência. São três as tentações sociais: o prazer, o ter, o aparecer.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Reflexão Pe. Laudeni” tab_id=”1646395268137-65c850dd-c7bf”][vc_column_text]Estimados irmãos e irmãs em Cristo!

            Iniciamos a Quaresma na 4ª feira das Cinzas. São 40 dias entre a 4ª feira das Cinzas e a 4ª feira da Semana Santa. Hoje nós somos convidados a refletir sobre os instintos mais primitivos do ser humano. O Evangelho nos apresenta o chamado triângulo antropológico: o ter, o poder e o prazer. Que devem ser educados e iluminados pelo dom do Espirito.  A vida consagrada, por exemplo, fundamentada neste triângulo antropológico, dai nasce os votos de pobreza, obediência e castidade.

Na 1ª leitura de Deuteronômio 26,1-10, o povo de Deus proclama a sua fé. Aqui está o credo histórico de Israel. É uma espécie de Teologia da História. Narra-se a história de um povo que tem passado por uma intervenção amorosa de Deus.

Na 2ª leitura da Carta de Paulo aos Romanos (cf. 10,8-13) encontra-se a profissão de fé da comunidade cristã. Pois como diz: “É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação”. Essa profissão de fé está centrada na pessoa de Jesus  Cristo.

No Evangelho de Lucas 4,1-13, Jesus está cheio do Espirito Santo. Isso aconteceu na experiência do seu batismo: “Enquanto Jesus orava o céu se abriu e desceu sobre ele o Espirito Santo” (Lc 3,32). Deus Pai revela a identidade de seu Filho: “Tu és o meu Filho amado!”. Então, Jesus se afasta das margens do rio Jordão caminhando deserto adentro. Ele repete a experiência de Moisés e do Povo de Deus no deserto. O povo cai, o povo trai, o povo murmura e o povo cede a idolatria.

Jesus fará uma experiência de nova entrada na terra prometida. Agora, a terra do Reino. Antes de começar seu ministério público Jesus é posto à prova. Ele, contudo, vence as tentações do diabo. O diabo é a figura que apresenta o grande projeto meramente mundano e oposto a Deus, que tenta afastar Jesus da fidelidade a Deus.  O diabo nos apresenta Jesus como um Messias triunfalista, que é poder e não serviço de entrega na cruz.

Jesus foi tentado a abandonar Deus e seguir um caminho meramente humano.  Como diz o papa Francisco: “Um caminho de auto referencial”, centrado em si mesmo, com desejo de riqueza, de poder e de fama.  Jesus diz “Não ao diabo e todas as suas propostas”.  A primeira tentação é a da fome. O Jejum que Jesus faz é idêntico ao jejum de Moisés (cf. Ex 34,22). São 40 dias e 40 noites. Jesus está frágil e abatido fisicamente, como um dia ele estará também assim na cruz. O diabo provoca Jesus: “Se és Filho de Deus, mande essa pedra mude em pão”.  Jesus responde: “O homem não vive somente de pão, mas de tudo o que sai da boca de Deus”. Jesus foi tentado a ser enriquecer e ser um Messias quebra-galho, que resolve todos os problemas imediatos da população. Alagando o tema. Encontramos aqui a relação do ser humano com a economia. O ser humano é tentado a um materialismo sem Deus e do desejo insano de lucro. Como diz o papa Francisco: “Como deve ser pobre alguém que só tem dinheiro para oferecer”.

A segunda tentação é a do poder politico. O diabo é o pai da mentira que pretende ser o senhor do mundo. Ele mente ao dizer: “Eu te darei todo este poder e toda a glória,  porque tudo foi entregue a mim. Eu dou a quem eu quiser”.  Mentira. O mundo é criatura de Deus. Nesta segunda tentação, nós somos obrigados a refletir sobre nossas relações entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre colega de trabalho, entre irmãos e vizinhos e entre as pessoas de nossas comunidades eclesiais. Nosso poder deve ser doação da vida. Nós devemos adorar e prestar culto somente a Deus. Será que nós fabricamos ídolos à nossa imagem e semelhança?

A terceira tentação é mais sutil. O diabo leva Jesus ao pináculo do templo. É ponto mais alto do simbolismo religioso de Israel. Desta vez, o diabo é teólogo. Ele provoca Jesus citando a Sagrada Escritura. É um diabo ardiloso e refinado. Ele cita o versículo 11 do salmo 91: “Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com respeito. Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra”.  Jesus responde ao diabo de modo cortante e conclui a conversa: “Não tentarás o Senhor teu Deus”. O diabo foi vencido por Jesus nessa batalha, mas ele voltará em outra ocasião. Certamente, o Evangelho de Lucas está se referindo que o diabo entrará em Judas para trair Jesus e leva-lo à cruz.[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_tabs][/vc_column][/vc_row]

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