Nas datas de 28 e 29 de outubro, realizou-se, em modalidade virtual, o II Encontro Sul-americano de partilha de práticas educativas entre as escolas Santa Cruz do Brasil, Chile e Peru. Participaram do evento os Colégios Dom Amando, Santa Cruz e Notre Dame (Brasil), St. George e N. S. de Andacollo (Chile) e Fé y Alegria 25 (Peru).
O evento, que teve por tema “esperança além das fronteiras”, foi organizado por representantes de cada colégio. O tema escolhido converge com o tempo de celebração do “Ano Jubilar da Esperança 2025”, proclamado pelo Papa Francisco, em que somos tidos como “Peregrinos da Esperança”. Em conexão com esse tempo, o tema também se conecta à convocação de Br. Paul Bednarczyk, C.S.C.- Superior Geral, que nos chamou a viver, em 2025, o ano de missão.
Cada Colégio apresentou um projeto fundamentado na ideia de que a educação é um profundo ato de esperança e as apresentações foram marcadas pelo compromisso com a excelência no cumprimento da missão de Santa Cruz, desde a escolha do tema até o cuidado na preparação e realização da exposição. Em cada uma delas, ficou destacada a opção por educar mentes e corações e por valorizar, preferencialmente, a atenção aos mais vulneráveis, propagando esperança, conforme legado de Pe. Moreau.
As apresentações foram precedidas de breves colocações sobre a presença e atuação da Congregação de Santa Cruz nos três países, oferecendo-se, assim, um contexto mais claro sobre a importância dos projetos desenvolvidos pelos Colégios diante das necessidades e características das realidades em que se inserem.
Percebida por todos os participantes como valiosa, a experiência de partilha de práticas educativas evidenciou a efetiva construção da unidade de propósito entre as escolas de Santa Cruz, ainda que tal unidade se edifique a partir do respeito e da valorização das diversidades locais.
Consensualmente, os educadores manifestaram o reconhecimento de que as ações educativas de Santa Cruz impactam e transformam vidas e a expectativa de que a partilha realizada seja inspiradora para o fortalecimento do compromisso missionário com a formação integral da pessoa.

 
				 
															
