Projeto Meninas em Campo recebe ONG Absorvendo Amor

Encontro propôs uma conversa entre integrantes da organização e atletas sobre dignidade íntima feminina

Encontro propôs uma conversa entre integrantes da organização e atletas sobre dignidade íntima feminina

Reprodução: Colégio Santa Cruz

No sábado, 19 de março, atletas do Meninas em Campo, projeto integrante do Programa de Cidadania e Inclusão pelo Esporte do Colégio Santa Cruz, que tem como mantenedora a Congregação de Santa Cruz, receberam integrantes da ONG Absorvendo Amor.

 A organização realiza projetos de redução da pobreza menstrual- um problema de saúde pública, cuja superação é também um direito humano.  Por meio de seus projetos, a ONG promove conscientização sobre o tema, além de intermediar a doação de produtos específicos para higiene íntima feminina.  

Por meio da distribuição de produtos e conversas sobre saúde feminina com uma ginecologista parceira, o projeto busca atingir estudantes de escolas públicas, moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade em geral. Além disso, a ONG promove conscientização nas redes sociais sobre pobreza menstrual e discute o tabu que envolve a menstruação, por meio de posts expositivos e educativos.

O evento contou com uma roda de conversa, em que as atletas foram apresentadas a opções ecológicas para os cuidados femininos e, em seguida, foram conduzidas a uma troca de informações com a ginecologista Luciene Barduco. “Boa parte das dúvidas foi relacionada à menstruação, cólica e TPM, voltadas para a realidade delas, mulheres que sangram, mas continuam atletas”, explica Luciene, que, além de ginecologista, é sexóloga e mastologista. “Falei para elas: informação é poder. Quando capacitamos com informação de qualidade, contribuímos muito para o desenvolvimento e crescimento em segurança e os riscos de doença e gravidez na adolescência diminuem muito”, completou.

Ao fim da atividade conjunta entre Meninas em Campo e ONG Absorvendo Amor, houve a distribuição de absorventes descartáveis para as atletas. “Fiquei impressionada com a escuta e atenção delas. Foi muito gratificante”, finalizou Luciene Barduco.

Destaque-se que alunos do ensino médio do Colégio Santa Cruz participaram da organização do encontro, avaliado como muito relevante por todos os envolvidos.

Compartilhe o texto

Posts Relacionados