PESC FAZ 4 ANOS

Projeto educacional em Paudalho (PE) atende população em estado de vulnerabilidade

Em 2017, nasceu, no município de Paudalho (PE), o Projeto Educacional Santa Cruz, mantido pela Congregação de Santa Cruz.  Originalmente pensado para prover alfabetização a adultos que não tiveram oportunidades de receber educação formal no tempo correto, o Projeto foi redesenhado para tornar-se instrumento de inclusão social ao redefinir-se como um percurso de letramento e aquisição de novas linguagens, assim ampliando bastante seu alcance, ainda que mantendo o foco de suas ações voltado às populações que vivem em estado de vulnerabilidade social.

Tal redefinição de propósitos teve origem em mapeamento das necessidades sociais locais, quando percebeu-se que o maior interesse da população não estava na certificação eventualmente oferecida por iniciativas vinculadas à educação formal, mas sim em outras possibilidades o acesso justo e irrestrito ao exercício da cidadania. Respondendo a essa proposta e de modo a seguir ao encontro da filosofia de educação integral proposta por Pe. Basílio Moreau, a Congregação de Santa Cruz deu início às atividades do PESC, atendendo adultos e idosos, em um trabalho diversificado e, em muitos aspectos, alicerçado nas relações e interações extremamente significativas que se estabeleceram entre os participantes do grupo atendido.

Dois anos depois, novos ares chegaram ao PESC, com a proposta de receber crianças para atividades de reforço escolar. As crianças atendidas manifestam dificuldades no acompanhamento do currículo escolar e vêm ao PESC indicadas por escolas públicas do entorno.

No PESC, portanto, crianças e adultos são recebidos, com muito carinho, pela qualificada equipe responsável pelo projeto.  Com zelo e competência, sob orientação local de Irmão Ginaldo Rodrigues dos Santos, CSC, Cristina (coordenadora), Patrícia e Angelita colocam-se a serviço da Missão de Santa Cruz.  A essa equipe, alia-se a Mantenedora da Congregação, por meio da contribuição, no planejamento e monitoramento do trabalho desenvolvido, de sua Coordenadora Geral Educacional, profa. Márcia Savioli.

No cumprimento da Missão, os colaboradores não veem, nos limites físicos do PESC, empecilhos para sua ação educadora, participando, como representantes da sociedade civil, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e o Conselho Municipal de Direitos da Mulher, estreitando, desse modo, os laços parceiros com a comunidade local.  

Compartilhe o texto

Posts Relacionados