Falecimento Pe. Jacques Dujarié: É Morrendo Que Se Vive Para A Vida Eterna

Artigo comemorativo, escrito pelo Ir. Severino Borges, CSC, para o aniversário de falecimento do Pe. Jacques Dujarié, fundador do Instituto dos Irmãos de São José

Nós, Religiosos e Educadores da Congregação de Santa Cruz, celebramos o dia 17 de fevereiro, como uma data importante, que deve ser recordada e compreendida por todos que assumiram o carisma de Santa Cruz no mundo contemporâneo. No dia 17 de fevereiro de 1838, em Notre Dame de Santa Cruz, em Le Mans, a irmã morte abraçou o Pe. Jacques Dujarié, fundador do Instituto dos Irmãos de São José. Atualmente, Irmãos da Congregação de Santa Cruz. 

O Pe. Jacques Dujarié, nasceu em 09 de dezembro de 1767, em Renes-em-Grenouilles, Mayenne, França. Entre os anos de 1781 a 1787, estudou no seminário menor em Le Mans. O Padre Dujarié tinha 21 anos, quando a Revolução Francesa estourou em 1789. Em 1792, fruto da Revolução Francesa, o seminário de Angers é fechado e o Pe. Dujarié volta para o seio familiar. Foi ordenado Presbítero em 26 de dezembro de 1795 e no ano de 1820, iniciou a Fundação dos Irmãos de São José. 

Inúmeros são os adjetivos que poderiam ser elencados para qualificar a vida e missão do Pe. Jacques Dujarié. No entanto, destacaremos dois aspectos que se tornaram mais evidentes, quando adentramos no conhecimento de sua trajetória de vida e de seu ministério, caracterizado pela profecia e humildade. Conforme relatado pelo Irmão Joel Giallanza, CSC: “O Pe. Dujarié não nos deixou muitos textos para a meditação, não escreveu livros, nem muitas cartas as comunidades por ele fundadas, e as que aparecem estão relacionadas a questões administrativas”. 

Um homem profético! A vida do Pe. Dujarié é marcada por uma notável profecia, foi um homem que sempre esteve atento à realidade em que se encontrava, atuando como um bom pastor e conduzindo suas ovelhas à luz do Evangelho de Jesus Cristo. Em um período de intenso embate político e religioso, Pe. Dujarié não fechou os olhos para as crianças e os adolescentes de sua época, preocupando-se com a formação intelectual e espiritual de cada uma. 

Com seu espírito profético, o Pe. Dujarié permanece até os dias atuais em nossa missão, como Educadores e Religiosos de Santa Cruz; pois, estamos constantemente dispostos a assumir riscos, enfrentar desafios e suportar diversas necessidades com a finalidade de transformar vidas. Virtudes que são comuns e devem ser encontradas nos Educadores e Religiosos de Santa Cruz. 

Dujarié, foi um homem humilde! Ao buscar entregar sua vida em favor dos demais, percebemos uma humildade autêntica em sua vida. O fundador do Instituto dos Irmãos de São José, hoje, Irmãos da Congregação de Santa Cruz, era consciente de suas próprias limitações humanas, reconhecendo a importância dos Irmãos e amigos para cumprir a missão em conjunto. Valorizando a imagem corporativa e fortalecendo o espírito de família, hoje, características centrais dos pilares da Congregação de Santa Cruz. 

Pe. Dujarié tinha consciência do papel dos irmãos na formação dos jovens de sua época, percebia quantas vidas tinham sido transformadas e o quanto o Instituto dos Irmãos de São José, estava trabalhando para a permanência do Reino de Deus no presente. Portanto, com saúde já fragilizada, em 31 de agosto de 1835, o Pe. Jacques-François Dujarié colocou nas mãos do Pe. Moreau, a liderança dos Irmãos de São José. Fortalecendo o entendimento que esta obra não era dele e que outros deveriam dar continuidade, servindo a todos com generosidade. 

Que neste dia, possamos fazer memória da relevância do Pe. Dujarié para nossa missão em Santa Cruz, no aqui e no agora, no hoje e sempre. Há muito a ser aprendido e aprofundado no conhecimento de um homem que arriscou sua vida para salvar outras. Que São José, patrono dos Irmãos de Santa Cruz e santo querido do Pe. Dujarié nos ajude em nossos ministérios, fortalecendo o espírito profético e humilde à luz do carisma da Congregação de Santa Cruz, tornando Deus Conhecido, Amado e Servido. 

Ir. Severino Borges, CSC

Compartilhe o texto

Posts Relacionados