Tendo como base os pilares da Educação de Santa Cruz – Ser Família, Educando Mentes e Corações, Construindo Respeito e Trazendo Respeito –, mais de 100 educadores do Colégio Dom Amando, instituição mantida pela Congregação de Santa Cruz, reuniram-se do dia 8 ao dia 13 de janeiro na Semana Pedagógica 2024.
Fernando Frozza, diretor do colégio, relata que no primeiro dia, o tema trabalhado foi o pilar “Ser Família” e como a Comunidade e o colégio pode trabalhá-lo em sala de aula. Em seguida, foram apresentados os eventos mais importantes que são realizados ao longo do ano pelo Colégio Dom Amando, tais como: Jogos Internos, Festival do Folclore, Feira Tapajônica e Aniversário do Colégio, entre outros.
O segundo dia abordou o tema “Educando Mentes e Corações”, trazendo muita inspiração do fundador da Congregação de Santa Cruz, Padre Basílio Moreau, que ensina que “a mente não deverá ser cultivada em detrimento do coração”, mas sim em comunhão com ele. Neste mesmo dia, os profissionais participaram de uma palestra que abordava o tema de acolhimento de alunos e professores, ministrada pela psicóloga Ana Maria Soares, e também realizaram treinamentos conduzidos pela equipe de tecnologia educacional, para a utilização das ferramentas digitais que o colégio proporciona.
“Construir Respeito” foi o tema do terceiro dia de formação, conduzido pelo convidado Padre Rafael, que fez a abordagem do tema considerando a Campanha da Fraternidade de 2024: Fraternidade e Amizade Social. Já no quarto dia, “Trazer Esperança” foi o pilar trabalhado sob a ótica do contexto em que Basílio Moreau estava inserido. Neste mesmo dia, os profissionais finalizaram o planejamento para os eventos que ocorrerão ao longo do ano.
Nos dois últimos dias, Ir. Nilto Neres, que está à frente do Programa Jaguaré Caminhos, unidade social mantida pela Congregação de Santa Cruz em São Paulo, esteve especialmente em Santarém para contribuir com Formação de Educadores de Santa Cruz no Colégio Dom Amando. O tema central abordado foi: Pe. Basílio Moreau, o Fundador da Congregação de Santa Cruz. O primeiro dia contou com a participação dos educadores, educadoras e equipe pedagógica, enquanto o segundo dia envolveu os colaboradores das áreas de administração, manutenção, limpeza e segurança.
Em relação à sua participação na Semana Pedagógica do Dom Amando, Ir. Nilto Neres declarou ter sido “muito gratificante perceber o interesse e entusiasmo dos educadores e educadoras de Santa Cruz ao tomarem conhecimento de fatos e acontecimentos da vida do nosso fundador e da luta para enraizar a missão de Santa Cruz em terras francesas e além-mar”. O religioso ainda comenta que foi uma grande oportunidade para mostrar a toda equipe “que hoje estamos dando continuidade ao grande legado deixado por Basílio Moreau, através do Colégio Dom Amando”.
Fernando Frozza, diretor do Colégio Dom Amando, destacou: “Foi um momento riquíssimo de partilha, de envolvimento e de vontade de fazer acontecer. Hoje temos o compromisso de conduzir mais de 200 educadores e cerca de 1400 alunos que fazem parte da Família Dom Amando, junto às famílias que acreditam e confiam na Educação de Santa Cruz neste ano de 2024”.