[vc_row][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_tta_tabs style=”flat” color=”white” active_section=”1″][vc_tta_section title=”“Um Santo“ André Bessette” tab_id=”1600091752855-fb414355-4ce4″][vc_column_text]
No dia 17 de outubro de 2020, celebraremos uma incrível e maravilhosa data. Será o 10º aniversário de canonização do Santo Irmão André Bessette, CSC, nosso primeiro e único santo oficialmente canonizado.
Desde o início, quando a Santa Sé aprovou nossas Constituições em 13 de maio de 1857, nosso piedoso fundador captou de forma clara e inequívoca o propósito de nossa fundação como Congregação, definindo-a na Constituição I §3:
Os fins da Congregação são os seguintes: 1. O aperfeiçoamento dos indivíduos pela prática dos conselhos evangélicos; 2. A Santificação de seus semelhantes pela pregação da Palavra de Deus, especialmente no país e em missões estrangeiras; 3. A instrução cristã e a educação dos jovens por meio de escolas em que as letras e ciências são ensinadas, e de escolas de agricultura e ofícios: estas últimas sendo especialmente destinadas às crianças pobres e abandonadas ”.
A SANTIDADE de cada um de nós deve ser nossa motivação básica para sermos irmãos, irmãs e sacerdotes da Santa Cruz.
Menos de 10 anos depois do Beato Moreau unir os Irmãos e Padres Auxiliares na Associação de Santa Cruz (1837), nascia André Bessette no Canadá (1845) – antes que qualquer padre, irmão ou irmã de Santa Cruz pisasse no país e 12 anos antes do reconhecimento formal da Congregação de Santa Cruz pela Santa Sé (1855, 1857). Quem poderia imaginar que esse menino humilde se tornaria nosso primeiro santo canonizado?
Todos sabemos muito bem da história de sua vocação. Frágil ao nascer, órfão aos 12 anos e sem instrução, seus primeiros anos foram instáveis e tumultuados. Pe. André Provençal, que era próximo de André, o recomendou à Santa Cruz em Montreal, apelidando o jovem de vinte e poucos anos de “um santo”. Mais tarde, com o Arcebispo Bourget defendendo sua causa, este jovem piedoso fez sua profissão perpétua como Irmão André Bessette, CSC, em 2 de fevereiro de 1874, recebendo sua primeira designação como porteiro no Collège Notre Dame, em Montreal, na França.
A partir daí, as histórias de seu ministério de cura e a reputação de sua santidade e milagres cresceram. O Papa Bento XVI proclamou este piedoso, humilde e venerado apóstolo de São José e amigo dos enfermos e pobres como fiel SANTO da Igreja em 17 de outubro de 2010, na Praça de São Pedro.
O Capítulo Geral de 2016 pediu à Comissão de Vida Consagrada que planejasse a celebração do décimo aniversário da canonização de Santo André Bessette em 2020. Acreditamos que muitos de nossos sacerdotes e irmãos viveram uma vida virtuosa e santa durante 183 anos. No entanto, a canonização de Santo André nos assegura que a verdadeira santidade é possível para nós se obedecermos fielmente às nossas Constituições e Estatutos, nossa regra de vida sancionada pela Igreja. Este aniversário nos lembra o valor perene do nosso chamado, a vocação à santidade na Santa Cruz.
As restrições da Covid-19 não podem diminuir nosso entusiasmo pela ocasião – elas apenas o redirecionam de celebrações gigantescas com nossos membros, colaboradores e amigos para lembranças mais íntimas “apenas para a família” e orações e reflexões de agradecimento nas comunidades locais, que encorajamos em toda a Congregação.
Toda a Congregação foi abençoada abundantemente porque o Senhor levantou um homem notável em nosso irmão André. Pe. André Provençal, reconheceu as qualidades mais profundas de um santo nele e o trouxe até a nossa porta, dizendo: “Estou lhe enviando um santo”. Logo os enfermos, os pobres e os necessitados acorreram ao “homem à porta”. No entanto, nós, seus confrades na Congregação, nem sempre admirávamos este humilde, autodepreciativo e devoto discípulo de São José. Aprendemos a respeitar e venerar nosso santo porteiro, que se tornou o patrono das pessoas que genuinamente se preocupam com o próximo.
De forma simples, humilde e discreta, que cada Religioso da Santa Cruz dê graças a Deus pela sua vocação e pela vocação à Santa Cruz do nosso Irmão André Bessette e peça a Santo André Bessette que seja o mentor de cada um de nós para alcançar a principal razão de ser proposta por Beato Basílio: SANTIDADE por meio da Congregação de Santa Cruz.
(Rev.) Robert L. Epping, CSC
Superior Geral
Tradução adaptada
[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Homilia Canonização” tab_id=”1600091752855-6af8b258-385e”][vc_column_text]
HOMILIA DO PAPA BENTO XVI
Praça de São Pedro
Domingo, 17 de Outubro 2010
O Irmão André Bessette, originário do Québec, no Canadá, e religioso da Congregação da Santa Cruz, conheceu muito cedo o sofrimento e a pobreza. Estes levaram-no a recorrer a Deus mediante a oração e através de uma intensa vida interior. Porteiro do Colégio de Notre Dame em Montréal, ele manifestou uma caridade incondicional e esforçou-se por aliviar as angústias daqueles que o procuravam para se lhe confiar. Muito pouco instruído, contudo compreendeu onde se encontrava o essencial da sua fé. Para ele, crer significava submeter-se livremente e por amor à vontade divina. Inteiramente impregnado pelo mistério de Jesus, ele viveu a bem-aventurança dos corações puros, a da retidão pessoal. Foi graças a esta simplicidade que ele conseguiu fazer com que muitos vissem Deus. Mandou construir o Oratório de Saint Joseph du Mont Royal, do qual permaneceu o guardião fiel até à sua morte, ocorrida em 1937. Ali foi testemunha de inúmeras curas e conversões. «Não procureis libertar-vos das provações», dizia ele, «mas sobretudo pedi a graça de as suportar bem». Para ele, tudo falava de Deus e da sua presença. Possamos nós, no seu seguimento, procurar Deus com simplicidade, para O descobrir sempre presente no coração da nossa vida! Possa o exemplo do Irmão André inspirar a vida cristã no Canadá!
Confira a homilia completa em: http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20101017_canonizations.html
[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Oração” tab_id=”1600091901966-b2067f51-066b”][vc_column_text css=”.vc_custom_1602540871236{padding-right: 300px !important;}”]
Oração pela intercessão de Santo André Bessette, CSC
Senhor,
Que escolhestes o irmão André para difundir a devoção a São José e para se dedicar a todos os pobres e aflitos.
Conceda por sua intercessão o favor que agora vos pedimos.
Conceda-nos também a graça de imitar sua piedade e caridade para que, com ele, possamos compartilhar a recompensa prometida a todos que cuidam do próximo, por amor a vós.
E isso vos pedimos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Amém.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Acervo de Fotos” tab_id=”1600091920524-c114964d-ee18″][vc_row_inner][vc_column_inner align=”center” width=”1/4″][agni_image img_url=”5757″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/4″][agni_image img_url=”5756″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/4″][agni_image img_url=”5755″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/4″][agni_image img_url=”5754″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner align=”center”][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner align=”center” width=”1/4″][agni_image img_url=”5749″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/4″][agni_image img_url=”5748″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/4″][agni_image img_url=”5746″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/4″][agni_image img_url=”5745″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner align=”center”][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner align=”center” width=”1/4″][agni_image img_url=”5753″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/4″][agni_image img_url=”5752″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/4″][agni_image img_url=”5751″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/4″][agni_image img_url=”5750″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner align=”center”][vc_empty_space height=”20px”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner align=”center” width=”1/4″][agni_image img_url=”5744″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/4″][agni_image img_url=”5743″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/4″][agni_image img_url=”5742″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/4″][agni_image img_url=”5740″ img_size=”thumbnail” img_link=”3″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Pensamentos” tab_id=”1600097453451-8326065f-529a”][vc_column_text css=”.vc_custom_1602006604768{margin-right: 200px !important;margin-left: 200px !important;}”]
“Coloque-se nas mãos de Deus; Ele não abandona ninguém”
“Minha única ambição é servir a Deus nas tarefas mais humildes”
“Há tão pouca distância entre o céu e a terra que Deus sempre nos ouve. Nada além de um véu fino nos separa de Deus”
“Quem sofre tem algo a oferecer a Deus. Quando eles conseguem suportando seu sofrimento, isso é um milagre diário”
“A porta do céu é o coração de Jesus. A chave para esta porta é a oração o amor”
“As pessoas se preocupam por tão pouco. Quando a ajuda é necessária, ela chegará no momento certo, no lugar certo, determinado por Deus”
[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_tabs][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]